Blog PET

< voltar
19.05.2022 | Cuidados

Pet tem puerpério? Principais cuidados no pós-parto de cadelas e gatas


pet tem puerpério, cadela com filhotes cuidados no pos-parto
Mamãe pet também passa pelo período puerperal, saiba como cuidar dela neste momento delicado

Sua gata ou cadela acabou de ter lindos filhotes? O pós-parto é a fase mais delicada e cansativa para os animais de estimação. Por isso, proporcionar conforto e cuidado às mamães é essencial nesse período. Continue lendo o texto para entender mais sobre o puerpério nos pets. 

A gestação animal 

Durante o período gestacional das cadelas e gatas, é importante que o tutor ofereça uma alimentação adequada e de qualidade, a fim de manter a gestação e o desenvolvimento dos filhotes. “O ácido fólico é muito importante para a formação do tubo neural e garante uma gestação sadia”, conta Marina Tiba, veterinária da Organnact 

Próximo da data esperada do parto, separe um local limpo, aquecido e tranquilo, longe de outras pessoas e animais. Instale uma caminha ou uma caixa de papelão forrada com tecidos para manter a mamãe pet confortável e segura. 

Geralmente, o trabalho de parto ocorre naturalmente, mas é importante acompanhar e observar, pois em casos de complicações é necessário o suporte de um médico-veterinário. Não se preocupe, mesmo sendo a primeira ninhada, a fêmea sabe o que fazer: assim que os filhotes nascem, ela lambe o corpinho de cada um, a fim de estimular a função dos órgãos dos recém-nascidos.  

Após detectar que sua pet está prenhe, procure um médico-veterinário para ele orientar sobre os cuidados com a saúde e nutrição da fêmea. 

Cuidados com a cadela no pós-parto 

“A preocupação com o puerpério é mais focada nos aspectos nutricionais, pois durante o período de amamentação, uma cadela, por exemplo, perde muito peso, então é importante olhar para a qualidade do alimento que ela está ingerindo”, explica Marina. 

Dieta balanceada e suplementação 

Além de uma alimentação balanceada, outra recomendação é a utilização de suplementos para complementar a dieta e repor vitaminas, minerais e aminoácidos, exigidos em grande quantidade durante a lactação, com o objetivo de manter a saúde da cadela ou gata e melhorar a qualidade nutricional do leite produzido. 

Lembre-se, a fêmea precisa de muita água para a manutenção do equilíbrio fisiológico e produção do leite para alimentar sua ninhada. Portanto, certifique-se de fornecer água fresca ao longo do dia, para mantê-la hidratada. 

Higiene 

Outro cuidado pós-parto muito importante é a higiene do local. Mantenha o ambiente limpo, faça a troca dos tecidos ou até mesmo dos jornais para evitar atrair moscas e outros agentes infecciosos.  

Faça a limpeza da fêmea com lenços umedecidos. Lembre-se: os filhotes não devem tomar banho logo após o nascimento, pois nesse período eles não possuem imunidade e nem capacidade para manter a própria temperatura corporal. O ideal é dar banho em casa e após o desmame. 

Verifique as mamas da fêmea diariamente e limpe com água morna se tiver leite ressecado. Se houver qualquer alteração na coloração da pele, inchaço, sensibilidade ou ferida, procure um médico-veterinário para avaliação. 

Procure manter os filhotes longe de outros animais nas primeiras semanas de vida ou até o primeiro protocolo de vacinação, para evitar infestação por pulgas e carrapatos e contaminação por doenças infectocontagiosas. 

Mantenha o comedouro e o bebedouro limpos e com fácil acesso para a fêmea. 

Espaço limpo e confortável 

Após um período estressante de trabalho de parto, é importante manter o local limpo e organizado para que a mãe possa descansar e amamentar em paz. Crie um espaço e finalize com uma cama limpa, cobertores e travesseiros higienizados que vão deixar o pet mais confortável. 

Observe o comportamento da mamãe pet 

É normal que as fêmeas tenham um corrimento leve no pós-parto, pois os conteúdos uterinos e da placenta são expelidos. No entanto, se você notar sinais incomuns como estresse, irritabilidade, alterações no corpo, secreções escuras com odores desagradáveis, procure ajuda do seu veterinário para obter a melhor orientação. 

A mastite 

Um possível problema de saúde na mama é a mastite, inflamação da glândula mamária, que afeta a produção do leite, causa deficiências nutricionais e infecções bacterianas. Fique atento aos sinais: inchaço das mamas, vermelhidão ou leite com tonalidade diferente. Leve imediatamente ao veterinário para o diagnóstico e tratamento adequados. 

Os filhotes 

Mantenha os filhotes mamando por cerca de 35 a 45 dias após o nascimento, pois o leite materno contém os principais nutrientes para um desenvolvimento saudável. O processo do desmame ocorre naturalmente após esse período. 

Para as mamães, em gestação e lactação, você pode oferecer Eritrós e Mammy Dog, ambos são suplementos que fornecem suporte nutricional. 

Para os recém-nascidos, você pode oferecer Orgamilk, um suplemento para filhotes de cães e gatos que necessitam de apoio nutricional na fase de amamentação até o desmame. 

O que achou do assunto? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o mundo pet! 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também