Blog PET

< voltar
11.03.2022 | Cuidados

Otite canina: saiba tudo sobre a doença que é frequente no calor

Conheça causas e prevenção da otite canina e saiba por que essa doença é mais comum nos dias mais quentes 

Assim como os humanos, os cães podem ser acometidos de doenças em diversas partes do corpo. É o caso das orelhas, onde se desenvolve a otite canina. Saiba tudo sobre essa doença e por que ela é mais comum nos dias mais quentes. 

O que é a otite canina? 

A otite está entre as principais afecções que acometem os cães, caracterizada pela infecção e inflamação da camada epitelial do canal auditivo, desencadeada por agentes etiológicos específicos, como bactérias e fungos. 

O que causa a doença? 

 Os principais fatores que predispõem os animais são: corpos estranhos, parasitas (pulgas e carrapatos), produção elevada de cerume, umidade interna e umidade elevada do ambiente. 

Por que a otite é mais frequente no verão? 

No verão, é comum que os cachorros realizem atividades envolvendo água, como tomar banho de mangueira, brincar na piscina e passear na praia. Com isso, passam mais tempo molhados do que em outras épocas do ano, o que contribui para o aumento da umidade no interior do ouvido. Isso permite que o ouvido se torne um ambiente com condições favoráveis à proliferação de bactérias e fungos. 

Como prevenir a otite canina? 

A melhor maneira de prevenção contra a otite canina é realizando a limpeza do conduto auditivo do pet pelo menos uma vez por semana – ou a critério do médico-veterinário. Essa higiene ajuda a evitar o acúmulo excessivo de cera no ouvido, que pode aumentar as chances de ocorrência do problema.  

Antes de iniciar o banho do pet é importante bloquear a entrada de água no interior da orelha. A recomendação é colocar um chumaço de algodão impermeável dentro do ouvido e criar o hábito de secar as orelhas do cachorro após o banho para evitar o excesso de umidade. 

Detecção da doença 

Você pode identificar uma possível infecção observando o interior do canal auditivo do pet: um cão com otite tende a apresentar vermelhidão na região do pavilhão auricular, cheiro desagradável, coceira intensa, comportamento de sacudir a cabeça e chorar enquanto coça a orelha.   

Se notar alguns destes sinais no seu pet, procure um médico-veterinário! 

E aí, gostou das dicas? Acompanhe o blog da Organnact para mais conteúdos como este. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também