Blog PET

< voltar
20.10.2021 | Cuidados

O que é parvovirose?

Conheça mais sobre essa doença grave que atinge os cachorros

A parvovirose é uma doença grave, causada por um vírus, caracterizada por atingir cães jovens, altamente contagiosa e com altos índices de mortalidade. Foi descoberta em 1978 e rapidamente se disseminou pelo mundo. Saiba mais sobre essa doença e descubra como preveni-la:

O vírus

O vírus – denominado Parvovírus Canino – é conhecido mundialmente por causar um quadro grave de diarreia em cães. No Brasil, muitos animais são infectados todo ano. Comumente, essa doença afeta animais mais novos, com cerca de seis semanas de idade e frequentemente é associada a locais com alta população de cães ou onde há grande fluxo de animais.

Como ocorre a transmissão?

As principais formas de transmissão englobam a forma direta, que ocorre por via orofecal – contato direto com fezes infectadas – e por via indireta, por meio de objetos e meio ambiente contaminados. Já foi evidenciado que mesmo que o contato ocorra com baixas cargas virais, há alta probabilidade de desenvolvimento da doença.

Quais são as fases da doença?

A parvovirose é dividida por fases:

Fase de Incubação

Período entre a exposição do animal ao patógeno e o desenvolvimento dos sinais clínicos.

Fase de Replicação Viral

Período em que o vírus inicia a replicação viral, que pode ocorrer em diversos tecidos do corpo.

Fase Virêmica

3-5 dias pós-infecção, período em que há a transmissibilidade viral por contato direto e eliminação fecal.

Quais são os sintomas da parvovirose?

Os cães infectados apresentam sinais graves de diarreia com presença de sangue vivo, vômitos, apatia, febre e desidratação. Infecções secundárias (bactérias oportunistas) são comuns e podem ser agravantes da doença.

Como é realizado o diagnóstico e tratamento da parvovirose?

Normalmente, o diagnóstico é baseado por meio de associação de sinais clínicos e realização de exames complementares como ELISA e PCR.

Não existe tratamento antiviral específico, somente sintomático – de acordo com os sinais

clínicos que o animal apresenta.

Como posso prevenir a doença?

O controle da doença se baseia na atenção especial aos ambientes. Áreas contaminadas devem ser rigorosamente higienizadas com hipoclorito de sódio, pois o vírus é capaz de se manter nos locais por longos períodos.

A melhor forma de prevenir a doença é realizando o protocolo vacinal iniciado com cerca de 45 dias, realizado com pelo menos três doses de vacina – de acordo com avaliação do médico veterinário. Além disso, é imprescindível respeitar o período de isolamento até o término do protocolo para iniciar a introdução do animal em ambientes em que transitem outros animais. Portanto, ao observar alterações comportamentais em seu cão, leve-o para uma avaliação com o veterinário de confiança. 

Acesse agora o blog Mundo Pet, da Organnact, e confira mais conteúdos exclusivos e informativos para o seu pet!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também