Blog PET

< voltar
31.10.2022 | Cuidados

Mitos e verdades sobre a castração de cachorros e gatos

castração cachorro

No mês de combate ao câncer de próstata, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. E a castração é um dos métodos mais eficazes para a prevenção. Quem ama, castra. #NovembroAzulOrgannact 

A informação é o primeiro passo no caminho da prevenção. Você sabia que o câncer de próstata também acomete cães e gatos? Por isso, a campanha de prevenção realizada todo mês de novembro para homens também se estende aos pets machos. Entenda mais sobre! 

Novembro Azul Pet: Mês de prevenção contra o câncer de próstata em pets 

novembro azul pet

O objetivo principal é alertar os tutores sobre a importância de manter os exames dos pets em dia, para facilitar o diagnóstico precoce de algumas doenças que acometem principalmente os animais com idade avançada. 

Quando o câncer atinge os animais, a próstata pode aumentar de tamanho, desencadeando abscessos, edemas e cistos que podem danificar órgãos próximos e dificultar a micção e defecação do animal. 

Os principais sinais do câncer de próstata são: dor abdominal, constipação, febre, dificuldade para urinar, sangue na urina, secreções e andar enrijecido. Portanto, leve seu pet para um exame de toque preventivo. Quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de tratamento aumentam. 

A castração é uma das formas mais eficazes de prevenção contra o câncer de próstata. Procure um médico-veterinário para saber qual é o momento adequado para castrar o seu filho de quatro patas. Confira, a seguir, os principais mitos e verdades desta técnica de esterilização cirúrgica.

Leia também: Quais são os cuidados necessários após a castração do meu pet?

Mitos e verdades sobre a castração de cachorro e gato 

castração cachorro e gato

O animal fica mais calmo após a castração. Verdade! 

Após a cirurgia, a produção do principal hormônio sexual masculino, a testosterona, é reduzida, de modo que alguns animais ficam menos propensos a ficarem agressivos. 

A castração pode reduzir fugas. Verdade! 

Uma das razões pelas quais os cães e gatos fogem é o período de cio das fêmeas. A intervenção cirúrgica reduz o instinto dos machos de buscar pelas fêmeas, consequentemente, ocorrem menos fugas. 

Pets castrados não fazem xixi em todos os cantos. Verdade! 

A castração impacta nos comportamentos naturais e instintivos do animal, que também são influenciados pela presença da testosterona, como a marcação territorial, por exemplo. 

Cirurgias de castração são caras. Mito! 

É preciso lembrar que este é um método de prevenção de câncer e também de outras doenças, ou seja, será benéfico para a qualidade de vida do animal. Além disso, prefeituras e entidades de proteção animal costumam oferecer programas de castração a preços reduzidos ou até mesmo de forma gratuita. Entre em contato com esses órgãos em sua cidade para ver se há previsão de mutirões de castração.

No mês de combate ao câncer de próstata naqueles que a gente mais ama, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Fique atento aos sinais! Castração, um ato de amor. #NovembroAzulOrgannact 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também