Blog PET

< voltar
12.03.2021 | Mundo Pet

Março Amarelo: mês de prevenção das doenças renais em pets

Cães e gatos podem sofrer com complicações nos rins. Veja o que fazer para ajudar seu amigo a prevenir e tratar  doenças renais

Você sabia que o mês de março é especial no tratamento de cães e gatos? É o Março Amarelo, um mês dedicado à conscientização para o diagnóstico precoce de doenças renais crônicas nos pets. Conheça tudo sobre o assunto!

Como começou o Março Amarelo?

Como o dia 12 de março é o Dia Mundial do Rim, março foi escolhido como o mês para prevenir e tratar a doença renal nos gatos e cachorros.

A campanha do Março Amarelo já acontece no Brasil há 6 anos, espalhando informação sobre o diagnóstico e os sintomas dessa complicação. 

A Doença Renal Crônica (DRC)

Existe uma série de doenças associadas aos rins, como os cálculos e a insuficiência renal. Dentre elas, a que ganha mais atenção no Março Amarelo é a DRC. Essa doença é crônica e silenciosa.

Embora não tenha cura, a DRC pode ser tratada, principalmente quando o diagnóstico é feito de forma precoce.

Sintomas e diagnóstico da DRC

Tanto em cães quanto em gatos, a doença renal crônica pode aparecer a partir dos 6 anos na maior parte dos casos. 

Os sintomas são: aumento da sede, mau hálito, diminuição do apetite, perda de peso e vômitos. Nos casos mais avançados, os animais perdem até 75% da função dos rins. 

Para diagnosticar a doença, é importante levar o pet com frequência ao veterinário. Qualquer sinal de sintoma é o suficiente para fazer uma checagem, exame de sangue e de imagem.

Prevenção e Tratamento

A melhor maneira de prevenir essa e outras complicações do rim é estimulando os animais a beber água com frequência, oferecendo sempre alimentos que supram as necessidades de hidratação do animal.

O tratamento da doença normalmente envolve procedimentos como a hemodiálise, que auxilia na filtragem do sangue. Além disso, em alguns casos é possível que seja indicado o transplante.

A boa alimentação e hidratação, aliadas com o uso de suplementos, podem auxiliar no equilíbrio nutricional e na saúde do animal. O K Replace Cat da Organnact é um suplemento que pode ser oferecido como suporte para animais que estão tratando doenças renais, pois oferece nutrientes essenciais para o bem-estar dos gatos.

Aproveite o Março Amarelo para espalhar essa mensagem de conscientização, para que tutores estejam atentos aos sintomas, prevenindo as doenças renais em gatos e cães.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também