Cães e gatos podem sofrer com complicações nos rins. Veja o que fazer para ajudar seu amigo a prevenir e tratar doenças renais
Você sabia que o mês de março é especial no tratamento de cães e gatos? É o Março Amarelo, um mês dedicado à conscientização para o diagnóstico precoce de doenças renais crônicas nos pets. Conheça tudo sobre o assunto!
Como o dia 12 de março é o Dia Mundial do Rim, março foi escolhido como o mês para prevenir e tratar a doença renal nos gatos e cachorros.
A campanha do Março Amarelo já acontece no Brasil há 6 anos, espalhando informação sobre o diagnóstico e os sintomas dessa complicação.
Existe uma série de doenças associadas aos rins, como os cálculos e a insuficiência renal. Dentre elas, a que ganha mais atenção no Março Amarelo é a DRC. Essa doença é crônica e silenciosa.
Embora não tenha cura, a DRC pode ser tratada, principalmente quando o diagnóstico é feito de forma precoce.
Tanto em cães quanto em gatos, a doença renal crônica pode aparecer a partir dos 6 anos na maior parte dos casos.
Os sintomas são: aumento da sede, mau hálito, diminuição do apetite, perda de peso e vômitos. Nos casos mais avançados, os animais perdem até 75% da função dos rins.
Para diagnosticar a doença, é importante levar o pet com frequência ao veterinário. Qualquer sinal de sintoma é o suficiente para fazer uma checagem, exame de sangue e de imagem.
A melhor maneira de prevenir essa e outras complicações do rim é estimulando os animais a beber água com frequência, oferecendo sempre alimentos que supram as necessidades de hidratação do animal.
O tratamento da doença normalmente envolve procedimentos como a hemodiálise, que auxilia na filtragem do sangue. Além disso, em alguns casos é possível que seja indicado o transplante.
A boa alimentação e hidratação, aliadas com o uso de suplementos, podem auxiliar no equilíbrio nutricional e na saúde do animal. O K Replace Cat da Organnact é um suplemento que pode ser oferecido como suporte para animais que estão tratando doenças renais, pois oferece nutrientes essenciais para o bem-estar dos gatos.
Aproveite o Março Amarelo para espalhar essa mensagem de conscientização, para que tutores estejam atentos aos sintomas, prevenindo as doenças renais em gatos e cães.