Blog PET

< voltar
28.07.2022 | Dicas

Seu gato te acorda de madrugada? O que fazer

meu gato acorda de madrugada

Os felinos adoram acordar no meio da noite para pedir comida, entenda! 

Os gatos miam de madrugada pedindo comida e mais atenção. Mesmo sendo nosso carinhoso amigo peludo, esse comportamento pode tirar a paciência dos tutores. 

Mas por que eles ficam inquietos ao amanhecer? Se seu gato o acorda de madrugada regularmente e você percebe que isso está interferindo na sua rotina de descanso, é importante entender melhor o que está deixando-o agitado.  

Continue lendo este artigo, pois reunimos algumas informações sobre o assunto. Confira! 

Por que meu gato acorda de madrugada? 

Apesar de ser um animal domesticável, os gatos mantêm alguns instintos primitivos. Eles são considerados crepusculares, o que significa que são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer, quando a luz do sol é mais baixa. Esse comportamento vem de seus ancestrais por ser o melhor momento para caça. 

Mas, ao ajustar alguns hábitos diários, eles certamente se encaixarão na rotina da família. 

Existe alguma razão além do instinto para os gatos se comportarem dessa maneira?  

Isso pode acontecer por vários motivos, por isso é importante entender o comportamento do seu animal de estimação. Também pode indicar:

– O gato está com fome

Como o gato tem por hábito acordar mais cedo, ele tentará acordá-lo para receber comida.  Sabemos que eles adoram uma rotina e necessitam comer várias vezes ao dia em pequenas proporções, então eles religiosamente anseiam pela comidinha logo pela manhã, até mesmo nos finais de semana. 

– O gato está doente

Observe qualquer comportamento diferente do habitual, principalmente se o seu gato for idoso. As principais doenças da idade são: 

  • Artrite: os felinos ficam menos ativos, menos flexíveis e podem mudar alguns hábitos de higiene; 
  • Hipertireoidismo: emagrecimento rápido e hiperatividade. É mais comum em gatos de 12 anos ou mais. Somente um veterinário pode fazer um diagnóstico através de exames de sangue; 
  • Hipertensão arterial: pode começar a aparecer sangue na urina, causar cegueira, convulsões, hemorragias nasais e fraqueza.

– O seu gato busca atenção

Os gatos muitas vezes miam por comida, atenção ou carinho. Por isso, seu gato pode associar o miado à recompensa. Embora seja importante atender às necessidades do felino, isso não pode ser um padrão, o que significa que quanto mais você ceder aos seus pedidos noturnos, mais o comportamento será repetido. 

Tem como mudar esse hábito? 

Sabe-se que os gatos preferem atividades noturnas, portanto, mantenha a caixa de areia limpa e pronta para uso, forneça a ele um espaço para se movimentar e com brinquedos que possam distraí-lo. 

Como mencionamos acima, levantar-se para fazer o que seu animal de estimação quer apenas reforçará o comportamento. Repreender e punir também é errado e pode até deixar seu gato mais chateado. O ideal é ignorá-lo até que ele entenda a sua rotina. Algumas dicas para ajudar nesse processo são: 

  • Evite claridade: mantenha as cortinas fechadas ou use um bloqueio para evitar que a claridade entre na casa e seu gato não perceba que está ficando dia e te acorde. 
  • Gaste sua energia: pelo menos uma ou duas horas antes de ir para a cama, brinque com seu gato e deixe-o cansado.
  • Enriquecimento ambiental: se você acha que seu gato anda muito entediado, busque diferentes tipos de atividades para espalhar pela casa. Instale passarelas, brinquedos inteligentes e arranhadores. A Organnact conta com o Calmyn Cat, um suplemento alimentar que contém nutrientes para ajudar seu gato a ficar mais calmo e tranquilo.   
  • Comida: tente estabelecer horários para alimentar seu gato, assim ele pode aprender sobre sua rotina e se acostumar com o momento correto da alimentação. Mas faça isso aos poucos, pois mudanças drásticas podem tornar os animais agressivos. 
  • Não atender aos miados sempre: tente não responder, oferecer petiscos ou carícias sempre que o seu gato miar na madrugada. Pode parecer difícil, mas pouco a pouco ele começará a se adaptar à sua rotina. 

Lembre-se, dar broncas ou puni-lo não trará bons resultados. Paciência e carinho é o melhor caminho para lidar com essa questão. 

Seu gato te acorda muito de madrugada? Conta para a gente! Se gostou do conteúdo, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais para mais assuntos como esse.

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também