Blog PET

< voltar
10.08.2022 | Dicas

Dicas para levar o gato para passear

passear com gato

Colocar coleira no bichano e passear com ele pode parecer estranho, mas com algumas dicas seu gato vai adorar fazer alguns passeios.

Os gatos são animais livres e independentes e, por isso, gostam de passear e descobrir novos ambientes. Mas antes de colocar uma coleira e iniciar uma pequena caminhada com os felinos, alguns detalhes devem ser observados em seu comportamento. Entenda! 

Passear com gato? 

Certamente! Os gatos já gostam de fazer passeios e conhecer a vizinhança. No entanto, muitos gatos são domesticados para viver em apartamentos com pouca interação externa ou ficam longe de áreas tranquilas para saírem sozinhos. Portanto, saiba que é possível sim passear com seu gato na coleira, o que é muito estimulante e prazeroso para o animal – desde que ele seja habituado com isso.  

Como os pais e mães de gatos já sabem, os felinos são muito mais independentes do que os cães. É importante ter paciência e treinar dia após dia, sem insistir com o animal nos momentos em que ele não estiver confortável durante o passeio.  

O ideal seria iniciar as atividades de treinamento desde filhotes, que é a melhor fase de aprendizado, depois disso dificilmente ele irá se habituar a passeios. 

Observe o comportamento do seu gato 

Cada animal apresenta características comportamentais específicas, por isso você precisa conhecer o comportamento e o estilo de vida do seu gato, antes de levá-lo para um passeio. Alguns animais não sentem necessidade de sair de casa porque  já possuem um ambiente repleto de interações. 

Outra questão que deve ser observada é como ele reage com outras pessoas e animais, ou seja, se é receptivo, medroso ou nervoso. Portanto, para evitar acidentes ou problemas na rua, é importante entender os aspectos sociais do seu gato e trabalhar nisso. 

Dicas para passear com seu gato

Tipo de coleira

passear com gato

Não podemos falar de passeio sem falar da coleira. Já existem modelos próprios para gatos no mercado, que são mais confortáveis, seguros e evitam irritações na pele.  

As mais recomendadas são as coleiras de peitoral, em forma de vestimenta ou “H”, que se ajustam bem ao corpo, sem risco de se soltarem ou enforcarem o animal 

Vacina em dia 

Gatos precisam estar com as vacinas e vermifugação em dia para entrar em contato com outros animais, para evitar o contágio de doenças.  

Castração 

As fêmeas no cio atraem os gatos facilmente. Desta forma é importante castrar os animais não apenas para evitar filhotes, mas também para prevenir problemas de saúde, como câncer de ovário ou testículo. 

Período de adaptação 

passear com gato

Saúde em dia e coleira comprada, agora é hora da adaptação. Mostre o acessório para o seu gato cheirar, se familiarizar e acostumar com o formato. Ofereça petiscos durante esse processo para que ele associe o momento a algo agradável.  

Vá com calma e tente colocar a coleira, se ele ficar calmo, dê mais algumas guloseimas. Se observar um desconforto, tire a guia e tente novamente em outra hora ou outro dia. 

Deixe seu gatinho com a coleira dentro da casa para ir acostumando, faça pequenos passeios pelos ambientes da casa para que ele possa entender a sensação de usar a coleira no corpo. 

Comece com passeios curtos 

Hora de sair de casa, comece com caminhadas curtas de 5 minutos e aumente à medida que ele se mostre receptivo ao passeio. 

Lembre-se que precisa ser uma atividade agradável. E sempre que perceber que o seu felino está agoniado ou estranho, volte para casa e retome os passeios internos para treinar. E claro, não esqueça de dar a ele muito amor e carinho. 

Agora que você conhece algumas dicas para levar seu gatinho para passear, acesse o blog Organnact para conhecer mais conteúdos sobre o mundo dos felinos. Confira também os produtos da Organnact, acesse Produtos para Gatos.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também