< voltar
30.06.2022 | Dicas

Adotei um animal de estimação, e agora?

adotei um cachorro e agora

Adotei um cachorro ou um gato, e agora? Confira alguns cuidados que devem ser tomados.

Parabéns por adotar um novo amigo de quatro patas, agora você é uma mãe ou pai de pet! A adoção é um gesto de amor, a oportunidade de dar uma família e muito carinho a um pequeno animal, mas isso precisa ser feito com responsabilidade.

Geralmente, os cães e gatos adotados por ONGs já estão castrados e vacinados, mesmo assim, esta é uma nova etapa em sua vida e, por isso, precisa de muitos cuidados.

Então, por onde devo começar? Leia o texto a seguir! 

Adotei um cachorro ou gato: e agora, por onde devo começar? 

Estes são os passos logo depois de adotar um novo animal de estimação: 

  • Ambiente 

Prepare um espaço onde os pets sintam-se confortáveis e aprendam coisas novas, como o lugar correto para suas necessidades fisiológicas e o que podem e não podem fazer.

Por serem naturalmente curiosos, organize a área para mantê-los longe de fios elétricos, janelas, plantas e produtos de limpeza para evitar acidentes; deixe o local do xixi afastado da ração; enriqueça o cantinho com brinquedos e libere mais ambientes da casa à medida que o animal cresça e se eduque. 

  •  Alimentação 

Determine horários para alimentar seu cão ou gato, a quantidade de alimentação pode variar de acordo com o peso e a faixa etária. Para gatos com paladar exigente, o ideal é oferecer comida fresca pelo menos três vezes ao dia.

Para os filhotes, após o desmame, eles precisam ser alimentados com uma dieta específica até completarem um ano de idade. A alimentação natural é uma excelente opção para mantê-los bem nutridos. Consulte seu veterinário para obter as melhores recomendações. 

  • Antiparasitários e vermífugo 

É muito importante fazer a vermifugação do animal, caso a organização em que o adotou não tenha realizado. Consulte um veterinário para orientação do protocolo correto ao animal.  

  • Vacina 

A vacinação é essencial para prevenir doenças como cinomose, hepatite infecciosa canina, raiva, leptospirose ou leucemia felina e doenças respiratórias.

Em cães, deve iniciar a partir de seis semanas de idade. Em gatos, a partir de oito semanas de vida. As duas vacinas principais e obrigatórias são a polivalente e a antirrábica.

Consulte o médico-veterinário responsável para confirmar o período correto e quais outras vacinas devem ser administradas. 

  • Castração 

A castração é um ato muito importante porque previne doenças, diminui o risco de câncer e tumores mamários ou de próstata, evita a superpopulação e auxilia no comportamento. 

  • Primeiros dias 

É comum que o animalzinho chore e pareça estressado durante os primeiros dias, pois ainda não se adaptou às novas pessoas e ao novo lar.

Tente deixá-lo livre para que ele possa se sentir confortável e reconheça o ambiente. Não há problema se ele urinar ou fazer cocô nos lugares errados, o processo de adaptação e aprendizado não acontece de um dia para o outro. Mas com a sua ajuda e paciência, aos poucos ele entenderá o que é certo e o que é errado. 

Importância da adoção responsável 

Adotar um animal é uma grande responsabilidade. Os pets fazem parte da família, têm sentimentos, adoecem e precisam ser alimentados como qualquer ser humano.

É importante lembrar que você é responsável pela vida do animal, pois ele depende de você para ter qualidade de vida, nutrição adequada, segurança, bem-estar e saúde.

Ao adotar, certifique-se de poder dedicar tempo às atividades de seu novo amigo e de ter condições suficientes para cuidá-lo. 

Conhece alguém que também quer adotar um bichinho? 

A Organnact tem parceria consolidada com ONGs em diversas regiões do Brasil. Compartilhe nas redes sociais ou faça uma visita, quem sabe você pode encontrar um novo amigo de quatro patas para fazer parte da família. Eles merecem todo o nosso amor e nada melhor que um lar novo. 

Não deixe de acessar o blog da Organnact para conferir mais conteúdos incríveis sobre o Mundo Pet!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também