Antes de dar um gato ou cachorro de presente para uma criança, é importante levar alguns pontos em consideração. Entenda!
O Dia das Crianças e o Natal estão próximos! Embora muitas crianças tenham o grande sonho de ganhar um pet de presente, e esse relacionamento traga muitos benefícios para o seu desenvolvimento, dar um animal de estimação de surpresa nem sempre é uma boa ideia. A família pode não estar preparada para dedicar tempo e dinheiro a um novo integrante da casa.
Com isso, antes de presentear uma criança com um peludinho, pense bem e leve alguns pontos em consideração. Confira a seguir!
Quando as crianças entram em contato com um pet, seus olhos brilham. A vontade de muitos adultos é providenciar um bichinho imediatamente para a criança. No entanto, a criança que deseja ganhar um pet de presente, na maioria dos casos, não tem conhecimento sobre as responsabilidades envolvidas e, provavelmente, não será ela quem cuidará e dispenderá de recursos financeiros para o animal.
Mesmo que você saiba que a família adora animais, ou que já tenha outro pet em casa, pode não ser uma boa ideia presentear com um pet sem o consentimento antecipado dos que serão os reais responsáveis pelo animal.
É importante considerar que os animais de estimação exigem investimento, cuidados diários, atenção e muito carinho
Se mesmo assim você continua cogitando em presentear com um pet, o mais recomendado é conversar com os pais da criança, saber se eles estão dispostos a cuidar de um animal de estimação e, caso positivo, questionar sobre a preferência quanto ao porte do animal.
Para ajudá-lo nessa tarefa preparamos uma lista com os principais pontos a serem abordados com os responsáveis antes de dar um gato ou cachorro de presente. Confira a seguir!
A relação entre pets e crianças é muito benéfica, pois ajuda a desenvolver empatia, capacidade afetiva, estimula a movimentação e ajuda a diminuir sintomas de estresse e ansiedade.
Por isso, se você quer presentear alguém com um pet, procure conversar com os responsáveis e, até mesmo, com a criança sobre todos os pontos que mencionamos. Evite tomar essa decisão por conta e deixe que façam parte desse processo de escolha!
O que achou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais artigos como esse.