Blog PET

< voltar
15.09.2021 | Cuidados

Descubra quais são as 4 doenças mais comuns em gatos no inverno

Atente-se aos sintomas e saiba como preveni-las

Gato doente, deitado em cobertas.

Existem algumas doenças que são mais comuns em gatos durante o inverno. A veterinária da Organnact, Lais de Moraes, trouxe algumas informações a respeito dessas doenças. Confira quais são elas:

1. Rinotraqueíte Infecciosa Felina

A Rinotraqueíte Infecciosa Felina é causada por um herpesvírus e atinge o respiratório superior dos felinos (nariz e garganta). Ela é caracterizada por ser altamente contagiosa. O vírus é transmitido por contato com secreções nasais, oculares e lacrimais, além da saliva e aerossóis –  e seu período de incubação é curto. Geralmente, quando em um ambiente existe mais de um animal, todos acabam sendo acometidos.

Esta doença é similar ao resfriado humano e raramente é fatal. No entanto, animais com outras comorbidades devem receber extrema atenção. Em alguns casos, o vírus acomete o sistema nervoso, podendo ficar algum tempo sem causar sintomas, após a infecção primária. Neste caso, quando o sistema imune é enfraquecido, o vírus volta a ficar ativo.

Os principais sintomas dessa doença são perda de apetite, apatia, espirros e secreção no nariz e nos olhos, além de tosse e mucosa da conjuntiva ocular hiperêmica. O quadro pode persistir por 3 semanas e é sempre recomendado a avaliação de um veterinário. 

2. Calicivirose Felina

A Calicivirose Felina é causada por um vírus e é conhecida mundialmente como a doença viral que mais acomete os felinos. Muitas vezes, pode ser confundida com a Rinotraqueíte Viral Felina. Este vírus se caracteriza por ser altamente mutável e altamente contagioso.

Os principais sintomas da doença são espirros, secreção nasal, aftas, úlceras dentro da boca, além de secreção ocular e conjuntivite. Pode ser observada também febre e claudicação (o animalzinho começa a mancar). Se a doença é negligenciada, pode evoluir para pneumonias por infecções bacterianas secundárias e levar, inclusive, à morte.

A transmissão da doença geralmente acontece por meio de objetos contaminados, cuidadores de animais, confinamento, lixos e alimentos e água contaminados. Para evitar a transmissão entre os animais, deve-se fazer o isolamento dos doentes e limpeza do ambiente com água sanitária. A literatura relata que alguns animais acometidos pela doença transmitem o vírus por até 75 dias. 

3. Pneumonia

Como em humanos, quando a gripe não é tratada corretamente, ela pode evoluir para uma pneumonia. Geralmente, os felinos desenvolvem a pneumonia por consequência das doenças virais, já relatadas acima. Neste caso, a gravidade da doença é alta e se não tratada rapidamente, as chances de sobrevivência diminuem. Animais filhotes, geriatras e com outras comorbidades estão mais susceptíveis ao desenvolvimento e progressão da doença. 

Na pneumonia bacteriana, os principais sinais clínicos observados são dificuldade respiratória (respiração ofegante), cansaço, tosse, perda de apetite e perda de peso. Os sinais são muito semelhantes às doenças virais, por isso é muito importante a avaliação do veterinário de sua confiança. É importante ressaltar que os felinos demoram muito mais tempo para demonstrar que estão doentes, por isso, fique atento a qualquer mudança de comportamento nesses animais. 

4. Dores Articulares

No inverno, as dores articulares ficam mais evidentes. Os felinos são animais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças articulares, especialmente quando são idosos. Geralmente, é observada dificuldade para andar, claudicação, dificuldade para subir em locais, dores, miados frequentes e lambidas excessivas, que podem indicar desconforto articular. Além disso, o excesso de peso pode aumentar a sobrecarga articular e a predisposição à dor. 

Você deve ficar atento aos sinais que seu animal demonstra, assim como conversar com o veterinário de confiança para avaliação do quadro clínico. 

Alguma dessas doenças têm vacina?

A vacinação inicial, quando o felino é filhote, deve iniciar entre sete e nove semanas de idade. Após isso, deve ser realizado o reforço anual. A vacina quádrupla felina previne as seguintes doenças:

  • Calicivírus felino;
  • Rinotraqueíte viral felina;
  • Panleucopenia felina;
  • Clamidiose.

Além disso, a vacina da raiva deve ser obrigatoriamente realizada de acordo com a legislação brasileira.

Mais dicas e informações como essa você encontra em nosso blog. Acesse!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também