< voltar
29.10.2020 | Cuidados

O que fazer quando os pelos do gato caem mais do que o normal?

A queda dos pelos nos gatos é um processo natural, mas quando em excesso pode significar algum problema

Gatos soltam bastante pelo – qualquer tutor sabe muito bem disso. Algumas espécies têm uma queda maior, uma vez que o chamado ciclo folicular delas pode ser mais rápido, o que causa mais queda. Porém, algumas vezes essa queda pode ser excessiva, passando do que considera-se normal.

Como identificar uma queda acentuada?

Para separar a queda natural do pelo dos gatos de uma queda excessiva, é preciso prestar atenção em outros sintomas que podem, aí sim, significar algum problema de saúde. Se você reparar em uma queda maior de pelos juntamente com feridas na pele do pet ou falhas na pelagem, isso pode ser realmente um sintoma de um problema de saúde.

O que leva a uma queda de pelos fora do normal?

Os motivos para quedas pelos anormais em gatos podem ser variados. Estes incluem:

  • Alergia;
  • Estresse (causado por uma mudança de ambiente ou pela chegada de outro pet);
  • Desnutrição;
  • Pela ação de fungos, pulgas, sarna ou insetos; 
  • Contato com materiais como borracha e plástico.

Em todo caso, uma queda maior do que o normal nos pelos associada com alguma ferida ou falha nos pelos vale uma visita ao veterinário para descobrir a causa e o melhor tratamento! 

Por fim, uma dica: se a queda de pelos for por motivos naturais, penteie o gato pelo menos uma vez por semana para retirar o excesso de pelos soltos. Isso pode ser benéfico tanto para o tutor, que não terá tantos pelos espalhados pela casa, quanto para o gato, pois diminuirá as chances de engolir bolas de pelo.

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também