Confira algumas dicas para estimular o apetite do seu pet.
A inapetência ou falta de apetite é uma condição fisiológica caracterizada pela ausência do desejo de comer. Pode estar associada a diversos fatores, desde um problema de saúde até mudanças de hábitos na vida do cachorro. Então, o que fazer quando o cachorro não quer comer? Continue lendo o texto para entender mais.
É comum os pets enjoarem da ração que recebem ou não se adaptarem a uma nova opção oferecida. Por isso, é importante observar o comportamento dos cães, oferecendo a quantidade adequada de alimento, para atender as necessidades nutricionais, em horários pré-estabelecidos, para garantir que eles compreendam a rotina, sem perder o apetite.
Além disso, evite trocar o alimento repentinamente, pois isso pode desencadear falta de apetite e até desequilíbrio da flora intestinal, culminando em quadros diarreicos. Essa troca é interessante, principalmente quando o animal está transitando entre as fases de vida (filhotes, adultos e idosos), devendo ser realizada de maneira gradativa, em um período que pode variar entre 5 e 7 dias.
A mudança inesperada na rotina, como mudança de ambiente ou perda de algum familiar querido, pode deixar o cachorro ansioso ou até mesmo desanimado, levando-o a quadros de falta de apetite. Nestes casos, o tutor deve ficar atento ao animal e se o quadro persistir por muitos dias, levar ao médico-veterinário.
A falta de apetite também pode estar relacionada a problemas de saúde, como gastrite, infecções gastrointestinais, cinomose, parvovirose, desequilíbrio hormonal, além de diversas outras doenças infecciosas e não-infecciosas.
Por isso, independentemente da causa ou situação, é importante levar o pet para uma consulta com o médico-veterinário.
Confira algumas dicas que podem estimular o apetite do peludo:
A linha de alimentação natural da Organnact, não contém conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais. É um alimento completo e altamente palatável, feito com carnes, carboidratos e legumes cozidos. Além de atender todas as necessidades nutricionais diárias de gatos e cachorros em diferentes fases da vida, contém um alto índice de umidade, que garante maior saciedade ao pet. Clique aqui e conheça mais!
Gostou do conteúdo? Não deixe de procurar um médico-veterinário para receber orientações caso o pet não esteja se alimentando adequadamente e continue acompanhando o blog da Organnact para saber cada vez mais sobre o dia a dia animal!