Blog PET

< voltar
22.11.2021 | Cuidados

O que é cinomose em cachorros?

Saiba como proteger o seu pet da cinomose, doença que pode atingir cachorros de todas as idades

O que é cinomose

Você sabe o que é cinomose? A Organnact separou algumas informações importantes a respeito dessa doença para te ajudar a proteger o seu pet. Confira:

O que é cinomose?

A cinomose é uma doença causada por um vírus da família Paramyxovirus. Esse vírus, que é extremamente contagioso, é transmitido entre os cachorros por meio de secreções contaminadas, como urina e principalmente gotículas oronasais e também por locais infectados. A transmissão também pode ser transplacentária, quando a mãe transmite o vírus para o filhote por meio da placenta.

Atenção aos filhotes

Essa doença é muito comum em filhotes de 3 a 6 meses, pois é nessa fase que acontece o desmame e, consequentemente, a diminuição dos anticorpos maternos no corpo do pet. Também é possível acontecer em filhotes mais jovens que não receberam a quantidade adequada de anticorpos (via transplacentária e colostro – a primeira mamada).

Apesar dos filhotes serem os principais bichinhos a serem atingidos pela doença,  animais de todas as idades podem ser acometidos, inclusive os que foram vacinados quando filhotes mas não continuaram a receber imunizações periódicas. A infecção pode acontecer após períodos de estresse, baixa da imunidade ou pelo contato com outros cachorros que estejam doentes.

Os sintomas

Quando o pet tem contato com o vírus, este se multiplica nas células de defesa e é disseminado por diversos órgãos, atingindo principalmente os sistemas digestório, respiratório, genital e urinário, causando febre em seu bichinho. Mais tarde, podem ser observados sintomas como catarro oculonasal, lesões de pele, sintomas respiratórios, nervosos e digestivos, como diarréias e vômitos.

A gravidade da doença vai depender da variante do vírus que o cachorro teve contato, a carga viral a que ele foi exposto e o estado imunológico em que o pet se encontra. A doença pode ter cura com ou sem sequelas (espasmos musculares, epilepsia ou pneumonia) e, em casos mais graves, levar a óbito.

O diagnóstico

O diagnóstico é feito com base nos sintomas clínicos e, apesar de existirem diversos exames que ajudam na confirmação dessa hipótese, o PCR é o padrão ouro para comprovação.

Tratamento

Quanto ao tratamento, não existem remédios específicos para a cura da doença, por isso, é necessário consultar um médico veterinário para que seja realizado o tratamento dos sintomas, de acordo com a necessidade.

Prevenção

A Cinomose é uma doença grave e complexa, e, por esse motivo, é essencial preveni-la. A melhor forma de cuidarmos do pet contra a Cinomose é a partir da vacinação, seguindo à risca o protocolo sugerido pelo seu médico veterinário.

Outra importante forma de cuidado é por meio de desinfecção dos ambientes que foram ocupados por animais contaminados, com desinfetantes a base de amônia quaternária 0,3% ou água sanitária, que possibilitam a completa destruição do vírus.

Se você quer receber mais informações a respeito da saúde e bem-estar dos seus animais de estimação, fique ligado no blog Mundo Pet da Organnact.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Desenvolvido por: Jobspace