Blog PET

< voltar
11.02.2021 | Mundo Pet

Como os pets ajudam a cuidar da nossa saúde mental?

Diversos estudos mostram que a influência dos pets no nosso bem-estare na nossa saúde é muito grande. Entenda

Nossa saúde mental nunca esteve tão abalada como nos dias de hoje – afinal, o isolamento social causado pela pandemia trouxe à tona diversos transtornos psicológicos. O lado bom dessa história é que tratar a mente deixou de ser tabu, fazendo com que a ficha finalmente caísse e as pessoas procurassem tratamento especializado – além de abordarem o tema com mais naturalidade e levarem o assunto para conversas do dia a dia.

É realmente muito importante a compreensão de que cuidar da mente com carinho é tão importante quando se prevenir contra a covid-19.

E para ajudar a cuidar bem da nossa saúde mental, temos alguns pequenos aliados que podem fazer toda a diferença: os pets. Nossos amigos de quatro patas podem ter um papel muito importante neste cuidado, uma vez que o carinho que compartilhamos com eles pode ajudar a diminuir o peso dos problemas do dia a dia. 

Carinho que cura

Desde que a relação entre os animais de estimação e os humanos existe, nós tentamos entender quais são os benefícios que essa interação traz. Recentemente, o Human Animal Bond Research Institute – HABRI (Instituto de pesquisa sobre a ligação entre humanos e animais, em tradução livre), uma organização sem fins lucrativos dos EUA que financia pesquisas sobre os benefícios para a saúde de animais de estimação e a interação homem-animal, fez um compilado com as mais recentes descobertas a respeito dos benefícios que essa relação traz, tanto para nós quanto para nossos bichinhos

O objetivo foi aumentar a conscientização das pessoas que podem se beneficiar diretamente da companhia animal ou da terapia assistida por animais. Eles descobriram, por exemplo, que animais de estimação ajudam seus tutores a controlar seus sentimentos e fornecem uma fonte de distração para todo estresse causado por um problema de saúde mental. Outro estudo mostrou que cães ajudam a reduzir o estresse também em estudantes universitários, ajudando-os a relaxar antes de provas importantes.

Da mesma forma, foi descoberto recentemente que cães podem ser aliados para quem sofreu com o estresse pós-traumático, como ex-soldados ou alguém que sobreviveu a um acidente de trânsito.

Conforme enfrentamos problemas de saúde mental, como solidão, depressão, estresse pós-traumático, ansiedade e muitos outros, o papel dos animais ao ajudar a diminuir esses fardos deve se expandir. Afinal, carinho nunca é demais, seja entre pets e seus donos ou em nossos relacionamentos com as pessoas ao nosso redor.

Se você conhece pessoas que sofrem com problemas psicológicos, ajude. Seja indicando um bom psicólogo, falando sobre os benefícios de uma adoção de pet ou apenas ouvindo os problemas. No mais, aconselhamos a nunca cancelar ninguém, mas sim acolher. Adote e compartilhe nosso lema e leve carinho, tanto para animais de estimação quanto para as pessoas. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também