Blog PET

< voltar
20.04.2020 | Cuidados

Cachorros e gatos podem pegar o novo coronavírus?

Veja quais são as recomendações médicas a respeito dos cuidados que você deve ter com seus animais

A pandemia do novo coronavírus ameaça todos nós, mas será que ameaça também nossos cachorros e gatos? Com muita gente ficando em casa durante esse período de isolamento social, estamos passando mais tempo com nossos animais de estimação, o que pode gerar dúvidas em relação à saúde e o bem-estar deles.

Veja quais são as informações que os órgãos responsáveis já passaram a respeito do contágio nos animais e quais são os cuidados para tomar com eles:

Eles podem ficar doentes?

Como esse vírus é uma novidade, os órgãos de saúde ainda estão aprendendo sobre a sua natureza.

A princípio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmava que não havia evidências significativas de que animais de estimação pudessem ser infectados pelo vírus. Isso mudou no início de março, quando foi descoberto um cachorro em Hong Kong que havia contraído o vírus, embora não tivesse nenhum sinal da doença.

Agora, a informação oficial é que não há evidências de que haja transmissão entre humanos e animais, portanto não há com o que se preocupar em relação ao seu animal. Basta continuar seguindo as recomendações de higiene, como lavar as mãos e não tocar o rosto ao brincar com eles.

Caso você esteja com o novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) orienta que evite contato com seus animais de estimação. Caso isto não seja possível, o tutor deve prestar maior atenção às práticas de higiene e utilizar uma máscara facial.

E os passeios?

É preciso prestar bastante atenção, mas é permitido levar seu cachorro para dar uma volta com segurança. Prefira sair em horários mais tranquilos e fique longe de locais aglomerados.

Esse deve ser um momento só entre você e seu pet, sem encontros ou conversas com outras pessoas pelo caminho.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também