Blog PET

< voltar
23.06.2022 | Bem-estar

Comida enlatada para pets é saudável?

comida enlatada para pets

Você fornece comida enlatada para o seu cão ou gato e tem dúvidas sobre os benefícios para a saúde dos pets? Saiba mais aqui 

Os alimentos para cães e gatos são classificados pelo teor de umidade em secos, semiúmidos e úmidos. Como você já deve ter observado, os alimentos úmidos são comercializados em latas ou sachês, com diferentes texturas, como patês, pastas e pedaços ao molho, e podem ser classificados como alimentos completos ou específicos.  

Para os humanos, os alimentos enlatados geralmente contêm conservantes e excesso de sódio para prolongar a vida útil do produto, não sendo muito benéficos para a saúde. E para animais de estimação, eles são saudáveis? Continue lendo o texto para descobrir. 

A comida enlatada para pets 

Geralmente, os alimentos úmidos apresentam umidade de aproximadamente 75% e fórmulas com baixa concentração de carboidratos e alto percentual de proteínas e gorduras. São produzidos por meio do processo de cozimento a vapor, o que permite maior inclusão de carnes e vegetais frescos. Por isso, é comum encontrar produtos que não apresentam corantes na fórmula, mas apenas a coloração natural dos seus ingredientes.  

Os alimentos enlatados são submetidos a tratamento térmico, a fim de garantir a estabilidade dos nutrientes e a conservação dos produtos, tornando-os estéreis de micro-organismos, não sendo necessária a adição de conservantes na composição.  

Portanto, alimentos enlatados para animais de estimação são considerados saudáveis. Além disso, a embalagem de alumínio é um dos materiais mais recicláveis, porque pode ser reciclada várias vezes sem perder as características da matéria-prima e gastar energia elétrica. 

Para descartar corretamente uma lata de alumínio, basta procurar a lixeira específica do elemento e descartá-la, de preferência limpa e amassada. É uma ação consciente que facilita a reciclagem e evita que animais de rua se machuquem ou fiquem presos no material. 

Lembre-se: depois de abertos, os alimentos úmidos devem ser refrigerados na embalagem original do produto por até 48 horas. E, se possível, em frasco ou saco devidamente fechado. 

Benefícios do alimento úmido 

Agora que você aprendeu um pouquinho sobre os enlatados, listamos 5 benefícios do alimento úmido para a saúde e bem-estar dos pets: 

  • Textura macia: facilita a mastigação e a ingestão, sendo indicado principalmente para animais filhotes ou idosos; 
  • Os alimentos úmidos são mais saborosos do que a ração, por isso são uma ótima opção para os pets com apetite caprichoso ou idosos, com olfato e paladar reduzidos; 
  • Diversão e bem-estar: os alimentos úmidos podem ser utilizados como enriquecimento ambiental alimentar, devido à facilidade e versatilidade para adicioná-lo nos brinquedos específicos para cães e gatos;
  • Importante para o manejo nutricional de gatos, pois auxilia na manutenção do balanço hídrico do organismo; 
  • É menos calórico do que a ração, por causa da maior quantidade de água na composição. Benéfico aos pets com tendência à obesidade, pois permite uma porção maior de alimento com menos calorias, reduzindo os riscos de superalimentação.
Leia também: Be Nature Food: alimentação natural, completa e balanceada que os pets adoram

Gostou do conteúdo? Então procure um médico-veterinário para receber as orientações sobre a melhor opção de alimento para o seu pet e continue acompanhando o blog da Organnact para saber cada vez mais sobre o dia a dia animal!

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também