O animal de estimação é uma companhia que torna qualquer ambiente agradável, e têm auxiliado muitas pessoas na terceira idade.
Animais de estimação, como cães e gatos, são ótimos companheiros, pois são afetuosos e amigáveis. Trazem inúmeros benefícios para a vida das pessoas, especialmente para os idosos e aqueles que vivem em asilos, que muitas vezes se sentem solitários.
A companhia animal não é apenas boa para a saúde física e mental, mas também para a qualidade de vida em geral.
Dessa forma, os animais de estimação podem se tornar amigos importantes para os idosos. Conheça os principais benefícios dessa convivência.
Uma das melhores formas de combater o sedentarismo e tirar as pessoas mais velhas de casa, para se movimentar e tomar sol, é com a companhia de um animal de estimação. O idoso consegue se manter fisicamente ativo, pois brinca, caminha e se distrai com o bichinho, sem considerar uma atividade física exaustiva. Ao se movimentar, a disposição e sensação de bem-estar aumentam.
Não há dúvidas de que a companhia dos gatinhos e cachorrinhos traz mais alegria ao ambiente, contribuindo para reduzir os sinais de estresse e ansiedade, melhorando o humor e o bem-estar dos idosos.
Além de tirar o idoso da monotonia e do tédio, possuir um animal de estimação aumenta o senso de responsabilidade, de modo que tarefas rotineiras como limpar, dar comida, água e fazer passeios ajudam a estimular a memória.
Ter um cão ou gato pode ajudar a prevenir a depressão, doenças cardiovasculares, e eliminar sentimentos de solidão e carência. Ao cuidar dos animais, os idosos ficam mais ocupados e este trabalho funciona como um entretenimento.
Os mais velhos adoram conversar e, ao levar os animais de estimação para passear, são mais incentivados a interagir com as pessoas no trajeto. Podem contar as aventuras de seus amigos de quatro patas. É uma ótima maneira de socializar e estimular a comunicação.
Usados como cães de guarda, cães-guia e cães de serviço, ajudam a alertar os tutores para possíveis perigos, aumentando a sensação de proteção e cuidado.
Afetuosos, sensitivos e amorosos. O melhor amigo do homem é o melhor companheiro para os idosos. A parceria com o cão fará o idoso sair do sedentarismo e caminhar mais, fazendo passeios, mesmo que curtos. Será um excelente companheiro, seguindo os passos do dono para onde for.
O jeito fofo e engraçadinho dos cachorros irá trazer mais alegria, bons momentos e risadas na vida do idoso.
É recomendado que o cão escolhido para fazer companhia para o idoso seja adulto e treinado, para evitar qualquer incidente.
Mais recomendados para idosos com mobilidade limitada, os gatos são independentes e carinhosos, gostam de se aconchegar no colo. Além disso, eles são higiênicos, facilitando os cuidados com o animal.
Todo avô e avó adora ouvir o canto dos pássaros. Esses bichinhos também podem ser o início de uma bela amizade. Os assobios dão a sensação de um ambiente acolhedor e receptivo, tornando os idosos mais felizes e menos solitários.
Mas antes de presentear alguém com um animal de estimação, é importante entender se a pessoa está realmente disposta a ter essa responsabilidade e se vai gostar de ter um bichinho em casa.
O que achou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais para mais assuntos como este.