Blog PET

< voltar
27.01.2023 | Bem-estar

Afinal, filhote pode comer ração de adulto?

filhote pode comer ração de adulto

Entenda por que os pets possuem necessidades nutricionais diferentes ao longo de cada fase de vida. 

É importante levar em consideração a idade do seu pet para fornecer a alimentação mais adequada para o seu momento de vida. Por exemplo, animais filhotes devem receber mais aporte energético e nutrientes que favoreçam seu desenvolvimento, já os idosos precisam de uma atenção maior às suas articulações e imunidade. Por isso, filhotes não podem comer ração de adultos e vice-versa. Entenda o porquê! 

Ração x Fase de vida 

Para garantir uma vida mais longa e com melhor qualidade para o seu animal de estimação, é importante entender as necessidades nutricionais para cada fase da vida. 

Filhotes

Fase importante de crescimento e desenvolvimento do animal. É logo após o período de desmame que os cães e gatos começam a ingerir ração/alimento seco. 

O ideal é que o alimento contenha as proporções balanceadas de proteína, carboidrato e gordura, para suprir todas as necessidades nutricionais do animal nessa fase da vida, além de cálcio e fósforo para o desenvolvimento ósseo.  

Além disso, os dentes dos filhotes ainda estão em formação, por isso, é importante que o tamanho/granulometria do alimento seja compatível para facilitar ingestão e mastigação, e evitar engasgos, devido a troca dos dentes. 

Adultos

Quando adultos, os pets estão em fase de manutenção, por isso apresentam menor necessidade de energia em comparação com os filhotes. Durante esta fase, o foco é manter o equilíbrio nutricional dos pets de acordo com as necessidades específicas, seja da raça ou por conta de algum problema de saúde. 

Idosos

Animais idosos requerem cuidados especiais para evitar problemas de saúde que surgem com a idade, como imunidade enfraquecida, diminuição da energia, pelagem opaca, insuficiência renal, doenças articulares, obesidade, etc.

Uma dúvida muito comum que surge é sobre quando os animais são considerados velhos, já que alguns pets tem uma aparência jovem e demoram a desenvolver pelos brancos. Geralmente, apresentam os primeiros sinais de envelhecimento a partir dos 7 anos, contudo, ocorrem variações dependendo de raça e porte do animal. 

O recomendado é o acompanhamento de um veterinário nutricionista para que ele possa indicar a melhor ração para a fase de vida do pet e os suplementos que podem complementar a dieta para ajudar na prevenção e tratamento de doenças.

Por que você não pode oferecer ração de cachorro adulto para o seu filhote? 

  1. O tamanho do grão da ração pode causar engasgos, lesionar a mucosa da boca e os dentes em fase de crescimento do filhote; 
  2. As exigências nutricionais são diferentes para cada fase da vida; 
  3. A falta de determinadas vitaminas, minerais e aminoácidos podem desencadear problemas de saúde. 

Como mencionamos, a principal razão pela qual o tipo de alimentação é diferente em cada momento da vida são as necessidades nutricionais. Cada alimento apresenta nutrientes e níveis de energia específicos para cada fase da vida. Se o filhote comer apenas comida dos mais velhos, pode ter problemas de crescimento e possivelmente até desnutrição devido ao diferente teor de cálcio e fósforo nos ingredientes. 

A ração para filhotes também pode prejudicar a saúde de um pet adulto, pois a quantidade de nutrientes pode causar desequilíbrios nutricionais, diabetes, entre outros problemas de saúde. 

Leia também: 3 Dicas para melhorar a imunidade em cães e gatos

Portanto, fique atento na alimentação do seu pet para que ele não consuma a ração inadequada para sua fase de vida. Procure a recomendação de um veterinário especialista em nutrição para conseguir proporcionar uma vida com mais saúde para o seu filho de quatro patas.

O que achou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como esse! 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também