Blog PET

< voltar
27.06.2022 | Dicas

7 fatos sobre o gato persa

Inteligente, dócil e encantador: conheça mais sobre as características do gato persa, essa raça antiga e famosa

Conhecido por sua pelagem longa e especial, o gato persa é a raça perfeita para quem mora em apartamento, pois sua personalidade dócil fascina os tutores. Separamos 7 fatos e características deste incrível felino. Confira! 

Principais características do gato persa 

1 – Raça mais antiga do mundo 

Uma das raças mais antigas do mundo, o gato persa originou-se, como o nome sugere, na Pérsia, atual Irã. Embora não haja evidências, acredita-se que um explorador italiano foi o responsável por trazer os primeiros persas para a Europa, em uma de suas expedições, por volta do século 17. Depois disso, a raça rapidamente se espalhou por toda a França e Inglaterra. 

2 – Personagem de filmes e desenhos 

Você sabia que o personagem de quadrinhos Garfield é um gato persa? Com sua pelagem alaranjada, esse felino preguiçoso e guloso conquistou o coração de várias gerações. 

Outros famosos persas dos cinemas são Snowbell, do filme Stuart Little, e o gato de Hermione, Bichento, dos filmes de Harry Potter. 

3 – Focinho achatado 

Os gatos persas são famosos por apresentarem nariz achatado, mas você sabia que antigamente não era assim? Foi na década de 50 que a raça sofreu uma mutação genética que deu ao animal essa característica anatômica. Apesar de muito fofo, o focinho curto pode dificultar a respiração e a alimentação dos persas. 

4 – Propenso a problemas de saúde 

Além dos problemas causados pela anatomia braquicefálica, esta raça é mais propensa a alguns problemas de saúde, como lacrimejamento e secreções oculares, por isso é importante que o tutor faça limpezas regulares com soro fisiológico. Por causa da pelagem longa, eles são mais sensíveis ao calor, então mantê-los em um ambiente mais fresco é ideal para a manutenção da saúde. 

Eles são mais predispostos a doenças renais, por isso sua alimentação merece cuidados redobrados. Investir em ração úmida é uma ótima forma de lidar com essas condições, mas não deixe de levá-lo sempre ao médico-veterinário. 

5 – Gato persa mia pouco 

Mais calmos e serenos, os persas normalmente vocalizam baixinho e com menos frequência.  

6 – Pelagem marcante 

Uma das características mais distintivas desta raça é a pelagem. Longa e esvoaçante, ela cobre todo o corpo do felino, até a cauda. Além disso, há uma enorme variedade de cores dos pelos que tornam os persas ainda mais espetaculares. Os tons mais comuns são cinza e branco, mas variam entre degradês, malhados, alaranjados, dourados e muitos outros. 

7 – Gato persa é a raça ideal para apartamentos 

Devido ao temperamento calmo, dócil e menos agitado, os persas adaptam-se bem a espaços menores, por isso são considerados uma excelente opção para moradores de apartamentos.  

Você gosta ou tem um gato persa em casa? Nós da Organnact temos produtos específicos para cuidar com muito amor e carinho desses gatinhos. Clique aqui e conheça! 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também