Blog PET

< voltar
10.08.2021 | Bem-estar

3 dicas para saber se o seu gato está com frio

No inverno, é importante se atentar a alguns cuidados com o seu felino 

Assim como os seres humanos, os felinos também sentem frio quando as temperaturas estão baixas. A médica veterinária da Organnact, Fernanda Tavares, trouxe algumas dicas para você reconhecer se o seu pet está com frio. Confira:

Como posso saber se meu gato está sentindo frio?

Fernanda Tavares afirma que os gatos demonstram desconforto por meio de alguns comportamentos. Confira três sinais que podem avisar que seu gatinho está com frio:

  1. Buscam estar em locais mais quentinhos, como no sol, próximos ao tutor ou debaixo das cobertas;
  2. Ficam com os pelos mais arrepiados;
  3. As extremidades do corpo, como patas e focinho, ficam mais geladas ao toque.

Meu gato está com frio, e agora?

Se você percebeu que o seu felino está com frio, Fernanda indica mantê-lo em um local coberto e protegido do vento. “Ofereça a ele uma cama macia, com cobertores”, sugere. Você também pode utilizar roupinhas, mas é importante saber que os gatos possuem mais dificuldade de se adequar a elas. Por isso, para raças que não possuem pelos e são mais suscetíveis ao frio, você pode tentar a adaptação desde filhote.

Não esqueça da água!

A médica veterinária da Organnact lembra da importância de manter os felinos sempre hidratados. “Os gatos são animais que comumente possuem hidratação inadequada, o que pode resultar em diversas doenças. Por isso, um dos principais cuidados durante o frio é garantir que o animal continue ingerindo quantidades suficientes de água”, explica.

Para que a hidratação ocorra da melhor maneira, sempre ofereça água fresca para o seu pet. As fontes de água corrente também podem ajudar, porque despertam o interesse do seu animal. “Uma outra forma simples e efetiva de estimular o consumo de água é fazer a adição do líquido nos sachês. A alimentação úmida ajuda a manter os pets hidratados de maneira indireta”, completa Fernanda. 

O que não fazer com o meu gato durante o inverno?

Confira algumas dicas:

  1. Evite deixá-lo circular pelas ruas;
  2. Diminua a quantidade de banhos;
  3. Evite usar roupinhas em gatos que não possuem temperamento adequado e não se sentem confortáveis com elas.

Seguir essas dicas faz com que o seu pet não fique estressado e auxilia na saúde do seu bichinho, porque o estresse favorece a diminuição da imunidade.

E falando em imunidade…

Além de evitar o estresse do seu gato, manter a vacinação em dia, cuidar para que o seu pet não saia desacompanhado na rua e oferecer uma alimentação nutritiva, são cuidados que ajudam a manter o organismo do seu gato sempre equilibrado, evitando que o animal não sofra com quedas na imunidade.

Mais dicas como essa você encontra no Blog Mundo Pet. Não deixe de conferir.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também