< voltar
22.07.2022 | Mundo Organnact

Organnact completa 31 anos de muita história

Organnact completa 31 anos

Vale a pena acreditar nos seus sonhos!

Você já teve uma ideia ou desenvolveu um produto no qual acreditava muito, porém a demora em obter os resultados te desencorajou? A história da Organnact teve diversos obstáculos e poderia facilmente ter terminado há muitos anos, mas graças a persistência, crença, atitude, positividade e convicção do Dr. Bacila (fundador da marca), ela continua sendo escrita. 

Vamos conhecer esses 31 anos de história? 

Essa longa e bem-sucedida trajetória começou em Palmeira, no estado do Paraná, onde nasceu Antônio Roberto Bacila.  

Quando cresceu e teve que escolher sua profissão, apesar do desejo do pai para seguir o ramo da Medicina, assim como ele, Antônio mudou um pouco seu caminho e optou pela Medicina Veterinária.  

Isso o fazia lembrar de quando acompanhava seu pai nos atendimentos pelas comunidades e fazendas da cidade, era o momento em que podia estar perto dos animais e foi onde despertou sua paixão. 

Em 1974, podemos dizer que a Organnact, de certa forma, começou a dar os primeiros passos, pois foi neste ano que Bacila se formou em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná e, devido ao sonho de ter seu próprio negócio, começou a atuar de forma autônoma na área. 

Primeiro produto da Organnact 

Depois de alguns anos de trabalho, entre indústrias e fazendas, quando teve o contato com a ovinocultura, em 1992, Dr. Bacila iniciou com a sua própria criação de ovelhas, em Palmeira. 

Como médico-veterinário, ele notou problemas com a saúde intestinal dos animais, pois eles perdiam muitos resíduos em suas fezes.  

Com a vontade de melhorar a digestibilidade das ovelhas e ajudar na absorção dos nutrientes, ele procurou seu tio, bioquímico, cientista e grande incentivador, que mostrou como leveduras e bactérias poderiam ajudar na digestão dos alimentos e, consequentemente, melhorar a produção de animais ruminantes e produtores de leite. 

Após testar o uso de levedura na dieta das suas ovelhas, os resultados puderam ser efetivamente observados. Em 1993, montou um pequeno laboratório em Curitiba, uma capital com mais visibilidade e acesso a equipamentos, e deu início à produção de um inovador suplemento de levedura para bovinos. 

Foi assim que nasceu o primeiro produto, o “Ativador Orgânico”, e o propósito da marca de se tornar pioneira em suplementação e soluções para animais. 

Os primeiros obstáculos 

Não foi um começo fácil. 

Dr. Bacila e seu irmão colocavam as caixinhas do produto no carro e se revezavam, indo de porta em porta, tentando demonstrar a sua importância para nutrição dos animais.  

“Sair para vender, comer poeira, abrir porteira nas estradas, vender um pacotinho aqui, outro ali. Foi uma luta para colocar no mercado um produto inovador, pois nós sabíamos de sua importância, mas as pessoas não aceitavam”, comenta Dr. Bacila.

Como convencer as pessoas de que o produto era realmente bom se a marca ainda nem era conhecida? Os resultados só poderiam ser vistos a longo prazo, e os conceitos de saúde intestinal e probióticos não eram conhecidos na época. 

Em cinco anos insistindo no produto, o veterinário teve que vender sua criação de ovelhas para manter o negócio, e também, a querida chácara. 

“O que estamos fazendo é um sonho, e eu acredito nesse sonho. Eu sei que falta muito pouco”, conta Bacila.

Acreditar 

Na tentativa de não desistir desse sonho, determinaram uma meta de que encerrariam o negócio em três meses se as coisas não melhorassem.  

“Passei a rezar mais, pois sabia que eu tinha uma coisa que era boa e importante. colocava a cabeça no travesseiro à noite e chorava escondido de desespero”, relembra.

Em apenas um mês do combinado, uma ligação de um cliente mudou completamente a história da Organnact e abriu as portas para o mercado.  

Foi a ligação de um dos maiores produtores de lácteos do Brasil, que estava testando o produto há nove meses e gostou dos resultados. Ele o convidou para uma reunião e, no dia do encontro, recebeu uma oferta. Em vez do produto ser vendido nas lojas, queriam que o “Ativador Orgânico” fosse incluído em todas as rações. 

“Me deu uma tremedeira embaixo da mesa, minha perna e mão começaram a tremer, me deu falta de ar, porque para mim foi uma surpresa, todas as rações!”, comenta.

Internamente, o Dr. Bacila estava apreensivo porque sabia que não tinha estrutura para fazer uma produção daquelas, mas não queria perder esse grande negócio e mostrar que não estava preparado. Ele então prometeu entregar um pedido de 15.000 quilos de produto em 10 dias. 

“Eu voltei para Curitiba e aquele foi o dia mais feliz da minha vida, porque eu pude voltar e dizer para eles que valeu a pena acreditar no sonho”, conta Bacila, com lágrimas nos olhos.

Sonho ameaçado 

Quando o trem finalmente voltou aos trilhos e a Organnact estava no seu melhor momento, outro obstáculo apareceu para ameaçar o grande sonho. 

Dr. Bacila, seu irmão e filhos tinham comprado um terreno para construir uma nova estrutura que suportasse o processo de produção da marca em crescimento.  

Adquiriram um espaço quatro vezes maior que o anterior e iniciaram a construção, em agosto de 2004. Tudo parecia estar indo bem até dezembro daquele ano, pouco antes do Natal, quando um terrível incêndio se alastrou na fábrica.  

Todas as matérias-primas, estoques e a estrutura foram reduzidos a cinzas. O fundador chegou a questionar se esse fato poderia ser um sinal de que não deveria continuar com o negócio, mas a paixão por tudo o que construiu até então falou bem mais alto. 

Em uma demonstração de força, a família começou a juntar o que restou do incêndio para recomeçar. 

O recomeço 

Após 20 dias de muito esforço, limpando e ajeitando o espaço, recomeçaram a produção, mesmo em condições precárias e de forma provisória. Os produtos eram pesados individualmente com um “copinho”. Quatro meses depois, conseguiram se reestruturar e readquirir todos os equipamentos. Finalmente, após oito meses, a Organnact conseguiu se reorganizar e estava absolutamente pronta para atender o mercado. 

Por que Organnact? 

 

A Organnact hoje 

Iniciamos uma trajetória abastecidos com amor, carinho e dedicação para alcançar soluções eficazes que proporcionam uma vida melhor para os pets e seus papais e mamães.  

31 anos depois, a marca possui em seu portfólio mais de 160 produtos para as mais variadas espécies. Todos desenvolvidos à base de carinho por profissionais qualificados e apaixonados por tudo o que fazem. 

A fábrica, com mais de 8 mil metros quadrados, está localizada em Curitiba, no estado do Paraná.  E o espaço contempla uma estrutura de ponta, pois sabemos o quanto isso é essencial para que a equipe desenvolva seu trabalho com maestria.   

Só no Brasil, são mais de 30 mil pontos de venda com Organnact, o que representa aproximadamente 600 mil pets atendidos. 

Em 2022, lançamos uma linha de alimentação úmida 100% natural e anunciamos a nossa expansão pelo mundo com o propósito de abraçar todas as culturas. Organnact é Multiespécie, é Multicultural! 

Somos motivados pelo final da história: ver todos os pets saudáveis e as pessoas felizes. Afinal, tudo o que fazemos é com carinho, mas baseado em ciência e tecnologia. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também