< voltar
02.08.2022 | Lançamentos organnact

Estresse oxidativo e a importância dos antioxidantes para cavalos atletas

cavalos atletas

Conheça o novo suplemento Antiox E-C Selênio da Organnact, um suplemento vitamínico e mineral com tripla ação antioxidante, indicado para cavalos atletas.

A prática intensa de atividades físicas faz parte da rotina diária de cavalos atletas, por isso, além da preparação antes das provas é essencial o trabalho de recuperação após as atividades com o intuito de evitar lesões e garantir um bom desempenho durante toda a vida atlética. 

A utilização de suplementos na dieta de um animal, além de auxiliar a atingir todo o seu potencial, também auxilia no máximo desempenho atlético; adicionalmente, auxiliam também na melhora da imunidade.  

Aprenda neste artigo sobre os principais nutrientes que ajudam a restaurar o tecido muscular dos cavalos e sobre as consequências do estresse oxidativo no desempenho equino. 

Os efeitos do estresse oxidativo 

Os equinos de alta performance quando submetidos a exercícios intensos e que excedam a capacidade de defesa antioxidante do organismo, podem sofrer de estresse oxidativo.  

Ou seja, durante a prática de atividades acontece uma grande produção de radicais livres ou espécies reativas de oxigênio, as quais tem a capacidade de provocar injúrias teciduais, ruptura de fibras musculares, danificar organelas celulares e se tornar prejudiciais ao organismo. Esse desbalanço pode ser um dos responsáveis por algumas enfermidades nos equinos. 

Mesmo com um cavalo atleta bem preparado, uma lesão pode ocorrer e comprometer o futuro do animal no esporte. Por esse motivo, é importante dar suporte a fim de reequilibrar o sistema de defesa do equino. 

Além das terapias tradicionais utilizadas para auxiliar na recuperação muscular, como massagem, resfriamento, duchas e drenagem linfática, a suplementação com antioxidantes como vitamina E, vitamina C e selênio, é uma boa aliada, pois protege a integridade das células musculares e facilita a reparação de danos causadas por estas moléculas. 

O Antiox E-C Selênio: o suplemento para aumentar a performance dos cavalos atletas 

É um suplemento vitamínico mineral, com apresentação em pó e altamente palatável, que combina três poderosos nutrientes antioxidantes: 

  • Vitamina E: auxilia no combate aos radicais livres. Previne a oxidação fosfolipídica da membrana e, por consequência, evita o dano celular e o estresse oxidativo. 
  • Vitamina C: forte efeito antioxidante. Indicada principalmente em momentos de estresse e alta exigência. Potencializa a ação da vitamina E. 
  • Selênio: mineral essencial para o crescimento e desenvolvimento do animal. É recomendado que cavalos criados no pasto sejam suplementados com esse mineral. Além disso, o selênio aumenta a atividade de células imunes e previne o desenvolvimento de tumores.  

Indicações 

Cavalos atletas têm maiores exigências de selênio e outros nutrientes antioxidantes, como vitamina C e vitamina E, pois o consumo de oxigênio durante a atividade física pode levar ao aumento da produção de radicais livres, resultando em fadiga muscular e estresse oxidativo. 

Antiox E-C Selênio, portanto, é adequado para cavalos que praticam atividades físicas cuja prática exige suporte nutricional; é indicado para animais atletas, na recuperação de lesões musculares, em casos de perda de resistência física, em animais submetidos a situações estressantes ou com sistema imunológico enfraquecido. Além disso, pode ser utilizado por animais que consomem pequena quantidade de volumoso de qualidade ou são mantidos em solos pobres em minerais. 

Dessa forma, suplementar equinos atletas com antioxidantes exógenos traz benefícios não só por acelerar a recuperação muscular, mas também prevenindo riscos de doenças e proporcionando saúde e bem-estar aos animais. 

Onde encontrar 

Garanta o seu Antiox E-C Selênio e a máxima performance do seu cavalo! Clique aqui para encontrar a loja que conta com a linha para equinos da Organnact mais próxima de você.

GoFind Organnact

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também