< voltar
24.06.2022 | Saúde e Desempenho

Vitaminas para cavalo: conheça as funções dos nutrientes

vitaminas para cavalo

Fundamentais para o bom funcionamento do organismo dos animais, entenda mais sobre a função das vitaminas para o cavalo

As vitaminas são nutrientes importantes para o funcionamento do organismo dos animais. Apesar de não produzirem energia, atuam no processamento de carboidratos, lipídeos e em diversas reações químicas, desde a disponibilização de energia até a formação de aminoácidos. Continue lendo o texto para entender mais sobre a função das vitaminas. 

Quando a suplementação vitamínica é necessária? 

Existem dois grupos de vitaminas: as lipossolúveis (A, D, E e K) e as hidrossolúveis (vitaminas do complexo B e a vitamina C).  

Em condições normais, em que o animal saudável em manutenção tem disponível alimentos volumosos e ração de qualidade, não há necessidade de fornecer suplementação de vitaminas. No entanto, em condições de estresse, doenças, cirurgias, terapia prolongada com antibiótico, prática intensa de exercícios físicos, reprodução, crescimento e lactação, pode ser necessário complementar a dieta dos cavalos com esses nutrientes.  

Vitaminas lipossolúveis: conheça as funções da vitamina A, D e E 

  • Vitamina A: tem papel importante na visão, na diferenciação celular, na manutenção do tecido epitelial (pele e mucosas), no crescimento, reprodução e desenvolvimento, no funcionamento adequado do sistema imunológico dos animais, além de função antioxidante; 
  • Vitamina D: responsável por regular o metabolismo do cálcio e do fósforo, contribuindo para a fixação de cálcio no tecido ósseo. 
  • Vitamina E: tem papel antioxidante, protege as membranas celulares, atua na absorção e armazenamento da vitamina A, atua no metabolismo energético e na imunidade. 

As funções de 5 vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são componentes de sistemas enzimáticos que regulam diversas vias do metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, pelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. 

  1. Vitamina B1: possui importante papel no metabolismo de carboidratos e no sistema nervoso. 
  2. Vitamina B2: é necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e crescimento. 
  3. Vitamina B6:  atua como coenzima em uma série de reações metabólicas e transformações de aminoácidos, atua no metabolismo dos ácidos graxos e do glicogênio.  
  4. Colina (vitamina B8): é importante para a manutenção das células. Ela ou seus metabólitos, incluindo fosfolipídios, betaína e acetilcolina, asseguram a integridade estrutural e funções sinalizadoras das membranas celulares.  
  5. Vitamina B12: atua na síntese de células vermelhas. Auxilia na formação e longevidade das células e também é necessária para a digestão apropriada, absorção dos alimentos, síntese de proteínas, metabolismo de carboidratos e lipídeos, e integridade do sistema nervoso. 

O Compplet Max A Z é um suplemento da Organnact com excelente combinação de minerais, vitaminas, aminoácidos, probiótico e prebiótico, indicado para cavalos em qualquer fase da vida.

vitaminas para cavalo compplet max organnact

Quer melhorar o desempenho do seu cavalo? Clique aqui e converse com a nossa equipe.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também