< voltar
04.11.2021 | Mundo Equino

Quais são as principais vacinas para cavalo?

Confira quais vacinas você deve oferecer ao seu cavalo para mantê-lo sempre saudável e protegido

Além de proteger o seu animal de doenças, preparando o organismo do seu cavalo contra possíveis invasões de vírus e bactérias, a vacinação é também um pacto social: quando você vacina o seu cavalo, evita que a doença se prolifere e ajuda com que a sua incidência diminua.

A Organnact separou as cinco principais vacinas para cavalo, para manter a saúde do seu equino sempre em dia. Confira:

Tétano

O tétano é uma doença infecciosa que possui maior incidência em equinos. Com alta taxa de mortalidade, a doença é causada pela bactéria Clostridium tetani, que entra no organismo do animal por meio de ferimentos no corpo.

A vacina antitetânica serve para reduzir os riscos de tétano em seu cavalo e também em bovinos, ovinos e suínos. Para os cavalos adultos e éguas prenhas, a vacina de tétano deve ser dada anualmente. Nos potros, a indicação é oferecer a 1ª dose na desmama e a 2ª dose 30 dias depois.

Influenza

A Influenza, também conhecida como gripe equina ou tosse cavalar, é causada por um vírus e faz parte das doenças controladas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Podendo causar doenças secundárias, como a broncopneumonia, se não tratada, essa doença pode levar o animal à morte.

A vacina contra Influenza é composta por vírus inativados, e, segundo a Federação Equestre Internacional (FEI), a recomendação é que a aplicação da vacina ocorra todos os semestres.

Raiva

Você sabia que o seu cavalo também pode ter raiva? Doença mais comum em cachorros, a raiva também pode acometer o seu equino, causando alterações no apetite, problemas respiratórios, paralisia, dificuldade para engolir, entre outros. 

A vacina contra raiva é uma das formas mais eficazes de prevenção, visto que a raiva é uma doença que não possui tratamento nem cura. A vacina deve ser oferecida anualmente em cavalos adultos e éguas prenhas. Para potros, deve ser ofertada a 1ª dose na desmama e a 2ª dose 30 dias depois.

Leia também: Quais as doenças mais comuns nos cascos dos cavalos?

Encefalomielite

A encefalomielite é uma doença inflamatória que altera os movimentos do corpo porque afeta o sistema nervoso central. Entre seus sintomas, encontram-se febre, paralisia dos  músculos, sonolência, cansaço, diminuição dos reflexos, entre outros.

A vacina para Encefalomielite deve ser aplicada anualmente, com duas doses, para uma melhor resposta imune.

Rinopneumonite (EHV-1 e EHV-4)

Também chamado de Herpesvírus Equino, sua transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias, objetos, água e alimentos contaminados. Os principais sintomas da Rinopneumonite são depressão, aborto em éguas prenhas, sinais respiratórios, entre outros.

Com uma baixa taxa de mortalidade, a recuperação pode ser em até duas semanas. Apesar de existir um tratamento sintomático, não existe tratamento para a rinopneumonite em si. Por isso, a vacinação se torna algo tão importante para a saúde do seu cavalo, pois reduz a multiplicação do vírus no sistema respiratório e diminui suas complicações. Recomenda-se que a vacina seja aplicada a cada seis meses.

Manter a vacinação do seu cavalo em dia é de suma importância para a saúde e o bom desempenho do seu equino. Confira em nosso blog mais dicas para a saúde do seu cavalo. Com Organnact, seu equino entrega mais resultados!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também