< voltar
27.07.2022 | Mundo Equino

Potro com crescimento atrasado: saiba o que fazer

Dicas no manejo nutricional de potros durante a fase de desenvolvimento e potro com crescimento atrasado.

Durante o período de crescimento, os potros são extremamente sensíveis, por isso necessitam de cuidados especiais associado ao excelente manejo nutricional.  

Afinal, as deficiências nutricionais podem ser limitantes para que atinjam todo seu potencial de crescimento e a máxima eficiência em suas respectivas modalidades esportivas. Entenda! 

A fase de crescimento dos potros 

A conformação adulta pode ser influenciada pela taxa de alimentação durante o crescimento, uma vez que dietas deficientes em nutrientes podem retardar o desenvolvimento do animal. 

Vários problemas de saúde, como problemas ósseos e metabólicos, podem ser evitados. Basta uma alimentação e protocolo de suplementação adequados, de acordo com as necessidades nutricionais exigidas nesta fase da vida. 

Geralmente, os potros órfãos são mais suscetíveis ao crescimento atrasado, por isso é necessário fornecer substitutos do leite de égua. Isso garante que eles recebam todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável e na taxa adequada. 

Pensando nisso, a Organnact desenvolveu o Orgamilk Potros, um suplemento completo indicado para potros em fase de lactação, a fim de contribuir para o desenvolvimento adequado do animal e bom desempenho em suas atividades futuras.

orgamilk potros

Dicas para melhorar o manejo nutricional dos potros 

  • A demanda nutricional dos potros aumenta à medida que eles crescem, por isso é necessário compensar o déficit com a introdução de dieta sólida; 
  • A transição de uma dieta a base de leite para uma dieta sólida é uma das mais impactantes, por isso o processo deve ser feito de maneira gradual; 
  • Creep-feeding: o fornecimento de alimentação no cocho é uma opção viável para acelerar a maturação fisiológica e anatômica, suprindo os déficits nutricionais da alimentação exclusiva de leite materno; 
  • Fornecer alimentos ricos em proteínas de qualidade, com proporções adequadas de aminoácidos essenciais e não essenciais;
  • A dieta deve conter proporções adequadas de vitaminas e minerais, principalmente em relação ao cálcio e fósforo, devido ao rápido crescimento e desenvolvimento ósseo. 

Em casos de potros com crescimento atrasado, é importante o acompanhamento de um médico-veterinário.

Acesse o site da Organnact para conhecer outros produtos que melhoram o desempenho e qualidade de vida dos equinos!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também