< voltar
22.11.2021 | Mundo Equino

Cuidados com o seu potro recém-nascido

Saiba alguns cuidados primordiais com o membro que acabou de chegar

Cuidados com o seu potro recém-nascido

Um novo potro na família é sempre motivo de muita alegria. Quando falamos sobre a criação de equinos, a alimentação, o manejo e genética são fatores primordiais para o sucesso no desenvolvimento dos potros. Chamamos de manejo o tratamento que se dá ao animal, respeitando sua natureza, proporcionando um ótimo aproveitamento nutricional e, consequentemente, fazendo com que o potro atinja o potencial genético total que lhe foi inicialmente atribuído.

Confira nesse post alguns cuidados essenciais com os potros recém-nascidos:

Até quando potros são potros?  

Os potros são chamados por esse nome desde o nascimento até que completem 36 meses de idade, quando apresentarão condições físicas e reprodutivas, além de um desenvolvimento físico e metabólico adequado. Neste período, os animais são consideravelmente frágeis, e, portanto, devemos manter cuidados com o seu desenvolvimento, visando mantê-los saudáveis, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Cuidados durante a gestação

Os cuidados devem ser iniciados já nos últimos quatro meses da gestação, porque essa é uma fase importante para desenvolvimento do potencial genético do potro. É cientificamente comprovado que a má nutrição da égua neste período, seja por deficiência ou por excesso de nutrientes, reflete no peso do potro durante o nascimento e na qualidade do colostro e leite materno, o que repercute no crescimento do potro e no seu tamanho quando adulto.

As primeiras horas de vida

Ao nascer, alguns cuidados também devem ser tomados, pois as primeiras horas de vida do animal são consideradas definitivas para a sua sobrevivência. Após o parto, cerca de 30 a 180 minutos, o potro deverá estar de pé, mamando o colostro. Caso isso não aconteça, o tratador deve auxiliar o animal para aproximar-se da égua.

A ingestão do colostro é imprescindível para a sobrevivência do potro, pois só assim as imunoglobulinas que não são transferidas via placenta conseguem ser absorvidas pelo intestino dele. Além de garantir a transmissão da imunidade através das imunoglobulinas fornecidas pelo colostro, deve-se tomar os cuidados de limpeza e desinfecção com o cordão umbilical e observar a eliminação do mecônio, que são as primeiras fezes dos animais. Você pode utilizar Organnact Prata no coto umbilical para auxiliar na cicatrização e desinfecção do local.

Leia também: 6 pontos importantes para o desenvolvimento do potro recém-nascido

Consulte um médico veterinário

Nas primeiras horas de vida, também é importante consultar um médico veterinário, que poderá avaliar com cuidado todos os sinais vitais do potro, bem como da égua, após o parto. 

O profissional avalia se há alguma dificuldade específica ou problema de saúde no novo membro da família.

Observe se o potro defecou e urinou nas primeiras horas de vida, se ele não está com problemas para respirar, se a égua realizou a expulsão da placenta e possui leite. Esses sinais podem ser comunicados ao médico veterinário e auxiliarão com os cuidados do animal em seus primeiros dias de vida.

Manejo sanitário

Manter o manejo sanitário, mesmo após os cuidados pós-parto, é essencial para a boa saúde do potro. Diversas práticas devem ser empregadas, como a desinfecção dos materiais utilizados no animal e das instalações que habita, fornecimento adequado da alimentação, controle de parasitas e principalmente a vacinação. Essas condutas auxiliam na prevenção de diversas doenças e contribuem para o desenvolvimento normal do animal.

O controle de parasitas é realizado através da vermifugação, que ocorre pela primeira vez quando o animal completa 30 dias, repetindo a cada 60 dias, até que o potro complete 12 meses de idade.

A vacinação

A vacinação é iniciada a partir dos 4 meses de vida do animal, seguindo as recomendações evidenciadas na tabela abaixo:

Vacinação para potros

É importante manter o calendário vacinal sempre em dia, pois a prevenção é uma forma mais econômica e eficiente de manter os potros saudáveis e o bem estar animal deles e de todo o plantel. 

No Blog da Organnact, você encontra mais dicas para os seus cavalos. Acesse!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também