< voltar
19.07.2022 | Mundo Equino

Creep Feeding e a nutrição de potros: o segredo para o crescimento saudável

creep feeding

Entenda as exigências nutricionais durante a fase de desenvolvimento dos potros 

Os primeiros meses de vida do potro, período de alto desenvolvimento, devem ser suplementados e cuidados criteriosamente, visando melhorar a qualidade de vida geral do animal e, principalmente, seu desempenho físico. 

Continue lendo o texto para entender mais sobre a nutrição dos potros. 

A importância da nutrição dos potros para o bom desenvolvimento 

Durante a fase de crescimento dos potros, é importante fornecer uma alimentação completa e balanceada, para que tenham um desenvolvimento saudável e atinjam o tamanho adulto com potencial para executar práticas esportivas com excelente desempenho e trabalhos de campo com eficiência. 

A conformação adulta dos cavalos pode ser influenciada pela taxa de alimentação durante o crescimento, uma vez que a alimentação inadequada pode retardar o desenvolvimento do animal, afetando o crescimento ósseo e muscular.  

As exigências nutricionais dos potros podem ser atendidas pelo aleitamento materno até o terceiro mês de vida. A partir dessa idade, é importante fornecer suplementos e concentrados específicos para potros a fim de suprir todas necessidades nutricionais. 

Creep Feeding, o que é? 

Alguns criadores, por indicação de profissionais, começam a introduzir o creep feeding aos potros quando os nutrientes do leite materno já não são mais suficientes para atender às suas exigências nutricionais diárias.  

O creep feeding é um manejo alimentar que tem por objetivo oferecer uma dieta específica para a categoria de potros. É realizado sem separá-los de suas mães, pois o cocho privativo permite o acesso somente dos potros, a fim de otimizar o crescimento e reduzir o estresse durante o desmame. Afinal, o estresse pode impactar diretamente na curva de crescimento e afetar a saúde do trato gastrointestinal.  

Os primeiros 12 meses de vida são mais críticos, devido ao período ser caracterizado pelo maior desenvolvimento dos potros, além de alta exigência de nutrientes, pois espera-se que eles atinjam cerca de 90% da altura total nesta fase de vida.  

Portanto, a suplementação e o fornecimento de uma dieta equilibrada são essenciais para a manutenção da saúde dos cavalos. Contribui para uma condição física e muscular de qualidade, com capacidade para entrega de resultados tanto na vida esportiva quanto no campo.

A Organnact possui produtos ideais para potros como o Corpore Potro Pellets, Orgamilk Potros, Corpore Potros Box Pouch, entre outros.

Quer melhorar o desempenho do seu cavalo? Clique aqui e converse com a nossa equipe. Organnact Entrega Resultados! 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também