< voltar
14.03.2022 | Mundo Equino

Saiba quais são as melhores pastagens de verão para cavalos

Confira tudo sobre a alimentação dos equinos e como os tipos de pastagens variam segundo a estação do ano. 

Mesmo com diversos avanços na indústria alimentícia para animais, os cavalos até hoje são alimentados com a pastagem. E, como se trata de um alimento direto da terra, as estações influenciam diretamente nos tipos de pasto. Saiba quais são as melhores pastagens de verão para cavalos! 

Alimentação de cavalos 

Os cavalos são animais herbívoros, apresentam estômago simples, ceco e cólon funcionais.  

Na vida livre passam aproximadamente 16 horas do dia se alimentando, com uma dieta à base de pastagens. Por isso, mesmo com os avanços nos conceitos sobre nutrição e alimentação, o volumoso continua sendo o principal componente presente na dieta dos cavalos.  

Pastagem, ração e suplementos

No Brasil, geralmente, os cavalos utilizados para lazer e esporte são criados em baias, recebendo uma dieta mista, composta por volumoso (pasto, capim cortado, feno e silagem), concentrado (ração) e suplementos (vitaminas e minerais).   

Pastagens de verão para cavalos

Em função do hábito de pastejo e da necessidade do fornecimento volumoso para atender às características fisiológicas dos cavalos, é importante conhecer a disponibilidade de algumas pastagens ao longo das estações do ano.   

Confira uma lista das principais pastagens de verão utilizadas na alimentação dos cavalos:  

  • Capim coast-cross   
  • Tifton 85  
  • Capim-estrela  
  • Capim pensacola  
  • Capim melador 
  • Alfafa  
  • Capim florida  
  • Capim aruana   

Cuidados com as pastagens de verão para cavalos

De modo geral, grande parte das gramíneas de verão são espécies que apresentam maiores taxas fotossintéticas e, consequentemente, maior capacidade de crescimento. Além disso, essas plantas contam com maior eficiência no uso de água e melhores condições de desenvolvimento em temperaturas entre 30 e 35 °C.   

Devido à maior velocidade de crescimento, são pastagens que exigem um manejo adequado, principalmente para manter a qualidade nutritiva das folhas e altura adequada para um bom pastejo. As leguminosas, quando cultivadas em consórcio com gramíneas, devem receber atenção especial quanto ao seu manejo e persistência devido à competição por luz.   

O melhor pasto para os cavalos é aquele que apresenta boa aceitação, alto teor de proteínas e fibras e uma vegetação adequada, com ótima cobertura de solo, permitindo um rápido rebrote.   

Os cavalos que recebem uma dieta com maior proporção de volumoso tendem a apresentar menos problemas relacionados a úlceras gástricas e cólicas gastrointestinais, pois as fibras contribuem para um bom funcionamento do sistema digestório. 

Já sabia de todas essas informações? Clique aqui e confira mais conteúdos informativos sobre o mundo equino no blog da Organnact.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também