Blog Equino

voltar
01.07.2020 | Mundo Equino

Quais benefícios os nutrientes podem oferecer ao cavalo durante as competições?

Os detalhes fazem toda a diferença na hora da competição. Veja como os nutrientes podem ajudar seu cavalo a dar tudo de si

Os efeitos que os nutrientes podem promover no desempenho dos cavalos durante as competições já foi provado por diversas pesquisas. Nutrientes geram resultados através de detalhes que nem todos os competidores percebem. A Dra. Fernanda Tavares, médica veterinária da Organnact, selecionou alguns entre os principais desses efeitos que podem fazer a diferença em uma competição:

Melhor coordenação ou recrutamento das fibras musculares

As provas de resistência utilizam as fibras de contração lenta, exigidas para obtenção de energia aeróbica. Enquanto isso, as provas de explosão e velocidade recorrem à energia anaeróbica e utilizam as fibras de contração rápida.

Existe ainda uma categoria mista, as provas de média duração, nas quais os cavalos possuem fibras mistas de contração rápida e lenta, utilizando tanto energia aeróbica quanto anaeróbica, e os nutrientes são essenciais para recrutar todas essas fibras e melhorar a coordenação do animal.

Para saber qual é a fonte energética mais adequada para o animal, é necessário saber se o cavalo trabalha com explosão, resistência ou os dois casos.

Eficiência 

É possível aumentar o nível de energia disponível para os cavalos antes da prova, fornecendo substratos que irão gerar energia durante a atividade física, evitando o esgotamento do cavalo.

Além disso, suplementos nutritivos também podem diminuir a redução de substratos e o acúmulo de produtos finais, incluindo melhorias celulares para o animal. Em outras palavras, sabe aquela velha história de que nunca podemos rodar com o carro sem conferir o óleo ou combustível? É a mesma coisa com o cavalo.

Evite o acúmulo de ácido lático e radicais livres na musculatura do cavalo. Isso irá garantir que ele permaneça saudável e disposto a sempre dar o melhor de si.

Efeitos psicológicos

É isso mesmo! O lado psicológico do cavalo atleta pode influenciar nos resultados, e os nutrientes podem desempenhar um papel importante nesse processo. Um psicológico saudável pode estar relacionado à permeabilidade de aminoácidos na barreira encefálica, a chamada fadiga central.

DETALHES FAZEM A DIFERENÇA!

Compartilhe essas informações com seus amigos e propague a Entrega de Resultados!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Veja Também

Solicitar pelo WhatsApp