Blog Equino

voltar
15.12.2021 | Dicas

O que é equoterapia?

Saiba o que é equoterapia, seus benefícios e quando praticá-la

Você sabe o que é equoterapia? Já ouviu falar sobre o método? Para entender o que é, quais os benefícios e quando recorrer a ela, não deixe de ler o texto até o final.

O termo equoterapia foi criado em 1989 pela ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia) para rotular qualquer prática que utilize equinos em técnicas de equitação para o desenvolvimento e reabilitação de pessoas portadoras de deficiência e necessidades especiais.

Também conhecida como hipoterapia e equiterapia, ela possui o objetivo de estimular o desenvolvimento da mente e do corpo trazendo ganhos a nível físico e psíquico através de atividades que empregam o cavalo como agente promotor de benefícios.

Conheça os benefícios da equoterapia

Além dos benefícios físicos, como mobilidade pélvica, quadril e lombar, o método estimula também a criatividade de crianças e adultos. Saiba mais:

  • Ajuda na melhora das habilidades cognitivas;
  • Estimula o afeto e a sensibilidade pelo contato animal;
  • Facilita a integração social;
  • Melhora a postura e o tônus muscular;
  • Auxilia no desenvolvimento da motricidade fina;
  • Trabalha para o aumento da força e da autoconfiança.

A prática leva a uma melhora em todos os âmbitos da vida do praticante, independente da idade e qualquer pessoa pode aderir à equoterapia. 

Quando recorrer à equoterapia?

A equoterapia pode ser praticada por todas as pessoas, mas é uma ótima aliada no tratamento de pessoas com problemas de relacionamento pessoal e portadoras de outras necessidades especiais, como autismo e síndrome de down. Isso porque o autista, por exemplo, pode possuir dificuldades na fala e de interação pessoal, assim como a pessoa com síndrome de down pode ter limitações para se expressar.

A equoterapia auxilia essas pessoas a lidarem com as emoções por meio do contato com os cavalos, o que ajuda na melhora da comunicação e desenvolve suas habilidades motoras. Essa é uma prática que causa bem-estar e estimula o movimento.

Gostou do texto? Para saber mais sobre o universo dos equinos, não deixe de acompanhar o nosso blog!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp