< voltar
31.05.2022 | Mundo Equino

Minerais: entenda a importância para a nutrição dos cavalos

minerais cavalos

Nutrientes fundamentais para a saúde, desenvolvimento e desempenho dos equinos 

Os minerais são nutrientes importantes para a saúde dos equinos, pois estão envolvidos numa série de funções no organismo, desempenhando papéis estruturais, funcionais, fisiológicos e metabólicos. Continue lendo o texto para entender mais sobre os minerais na dieta dos cavalos. 

Os minerais essenciais para os cavalos

São responsáveis por metabolizar proteínas, carboidratos, gorduras e manter a saúde dos tendões, cascos, articulações, musculatura, circulação e respiração. 

Além disso, são divididos em duas categorias:  

  • Macrominerais (cálcio, fósforo, sódio, cloro, potássio, magnésio e enxofre); 
  • Microminerais (ferro, zinco, cobre, manganês, cobalto, iodo, selênio e cromo). 

Indicações 

Os requerimentos variam de acordo com as diferentes demandas fisiológicas dos equinos, como crescimento, gestação e lactação, atividade física, além das condições ambientais e características individuais. 

Necessitam de maior atenção na dieta os equinos mantidos sob condições de pastagem pouco diversificada e de baixa qualidade, pois tendem a apresentar carência ou excesso de minerais, baixo desempenho esportivo, baixo rendimento no trabalho, problemas reprodutivos, dentre outros.

Para obtenção de cavalos saudáveis 

É necessário que a dieta disponível e/ou fornecida seja equilibrada e atenda às necessidades diárias de energia, proteína, vitaminas e minerais. 

Geralmente, os cavalos obtêm minerais a partir da ingestão de pasto, feno e concentrado, porém nem sempre esses alimentos contém a quantidade necessária para atender as exigências diárias, uma vez que o conteúdo mineral das forragens e dos grãos, presentes nas rações comerciais, pode variar de acordo com a fertilidade, manejo e qualidade do solo, proporcionando uma “desbalanço nutricional” aos animais. 

Por isso, além da ração concentrada de qualidade, é importante fornecer suplementação mineral para os cavalos.  

Afinal, a nutrição adequada e balanceada é essencial para o desenvolvimento de animais atletas e de todas as categorias, de modo a suprir as exigências diárias, prevenir carência de nutrientes e contribuir para a manutenção da saúde, máximo desempenho durante a atividade física e trabalho no campo. 

Quer melhorar o desempenho do seu cavalo? Clique aqui e converse com a nossa equipe. 

O Compplet Max é um suplemento da Organnact com excelente combinação de minerais, vitaminas, aminoácidos, probiótico e prebiótico, indicado para cavalos em qualquer fase da vida. Organnact Entrega Resultados! 

compplet max

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também