Blog Equino

voltar
25.06.2021 | Dicas

Éguas gestantes: 5 cuidados necessários durante o período de gestação

Confira o material que a Organnact preparou e saiba como manter a saúde das éguas gestantes em dia 

Com duração de cerca de 11 meses, entre 330 e 350 dias, a gestação das éguas exige uma atenção especial por parte dos criadores. Os animais devem gozar de cuidados pontuais durante a prenhez, a fim de garantir que a saúde da fêmea e do potro que está por vir sejam preservadas.

Para saber mais sobre o assunto, confira a seguir o material que a Organnact preparou com 5 cuidados necessários durante o período gestacional das éguas. 

1.Acompanhamento veterinário 

Toda gestação deve ser acompanhada por um médico veterinário. Inicialmente, um dos fatores que influencia diretamente no sucesso desse momento é a identificação rápida da prenhez, que deve ser constatada pelo profissional.  

Em seguida, consultas mensais devem ser agendadas para os cuidados e monitoramento do animal, com uma série de exames clínicos e ginecológicos, como a ultrassonografia.  

2.Alimentação correta para éguas gestantes

A participação do médico veterinário ou zootecnista é importante para a determinação de uma dieta adequada para as éguas gestantes. Mas, em via de regra, uma alimentação específica deve ser oferecida ao animal, além de água limpa em abundância, uma vez que a fêmea prenhe deve beber entre 40 e 50 litros de água diariamente, usando como referência o NRC 6,2L/100kg.  

Durante o último trimestre, mais cuidados devem ser observados com a dieta. Por exemplo, a partir do 9° mês, a égua que pesa 500kg necessita de 797g de proteína bruta diariamente. 

3.O manejo das éguas gestantes

As éguas em período de gestação merecem um manejo diferenciado. Inicialmente, elas devem ser alocadas em piquetes exclusivos para animais que se encontram no mesmo estado. O espaço deve ter dimensões adequadas e contar com sal mineral e água em abundância, além de capim de primeira qualidade. O local deve ser de fácil acesso, uma vez que os animais precisam de inspeções diárias.  

4.Controle parasitário 

Manter a égua gestante livre de ecto e endoparasitas deve ser uma prioridade. Por isso, além dos cuidados com o animal, amplie as medidas necessárias para o controle parasitário no ambiente em que a égua se encontra.  

Em caso de contaminação, acione o médico veterinário, que poderá indicar medicamentos apropriados para o tratamento. Além disso, é necessário ressaltar a importância das vacinas durante a gestação, como a de tétano, influenza, encefalomielite e especialmente contra o herpesvírus, o vírus do aborto equino.  

5.Suplementos são importantes

A suplementação pode ser uma grande aliada nos cuidados durante o período de gestação das éguas. Confira a seguir alguns produtos que podem contribuir para este momento: 

  • Hemo Turbo: Suplemento vitamínico mineral que auxilia no suporte nutricional com alta concentração de ácido fólico e ferro quelatado.
  • Compplet Max: Suplemento alimentar que contém vitaminas, minerais, aminoácidos e probiótico. Pode ser oferecido para animais de todas as idades, inclusive para éguas lactantes.  
  • Promun Equi: Contendo probiótico e prebiótico, Promun Equi possui ainda aminoácidos e vitaminas, sendo indicado para éguas no período final da gestação e durante a lactação. 

Agora que você conhece mais sobre os cuidados necessários durante o período de prenhez das éguas, acesse o site da Organnact e encontre os suplementos feitos com toda a qualidade, tecnologia e carinho que o seu animal merece! 

Se precisar de ajuda da nossa equipe, solicite um protocolo e veja quais são os suplementos adequados para seu animal. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp