Blog Equino

voltar
14.05.2021 | Mundo Equino

Deformidade angular em potros

Saiba mais sobre como o distúrbio pode afetar os jovens animais

O desenvolvimento ósseo dos potros é um fator essencial para que os animais executem suas funções atléticas na vida adulta. Por esse motivo, a observação dos membros desde o nascimento até o desmame é tão importante. 

Confira mais sobre o assunto no material especial que a Organnact preparou a seguir!

O que é a deformidade angular?

A deformidade angular é um distúrbio de crescimento que acomete animais jovens por diversos motivos, entre os principais estão os relacionados ao final da gestação ou ao nascer. Entretanto, ainda pode ser tardio, os quais são adquiridos por meio de má formação óssea, frouxidão ligamentar, traumas constantes, excesso de carga ou desbalanço nutricional.

O distúrbio precisa de tratamento?

Os desvios podem ocorrer em todos os membros do animal e o não tratamento da condição pode resultar em claudicação ou manqueira, fraturas, desvalorização econômica do animal e predisposição a doenças articulares.

O que pode contribuir para a deformidade angular?

Tanto o desequilíbrio nutricional da égua quanto do potro são problemáticos e podem causar doenças ortopédicas do desenvolvimento. O excesso de nutrientes leva a um crescimento exacerbado e, com isso, o desenvolvimento de desvios. Da mesma forma ocorre quando o fornecimento é insuficiente, especialmente dos minerais cálcio, fósforo e cobre.

Gostou de saber mais sobre a deformidade angular em potros? Então continue acompanhando o blog da Organnact e confira materiais especiais ligados ao mundo equino!

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp