Blog Equino

voltar
04.02.2021 | Dicas

Cuidados especiais com os cavalos durante o verão

Hidratação e atenção ao comportamento do animal ajudam a amenizar as altas temperaturas do verão. Confira o que fazer 

O sol faz muito bem para todos os seres vivos. Para os cavalos, a Vitamina D trazida pelos raios solares durante os dias quentes de verão ajuda a garantir o funcionamento adequado dos ossos, articulações e músculos. Porém, tudo que é em excesso faz mal. Muito sol pode causar problemas, por isso é importante tomar alguns cuidados durante essa época do ano para impedir que os cavalos sofram com o calor.

Proteção e cuidado

Diversos fatores podem atrapalhar a vida do cavalo durante os meses mais quentes. O  suor excessivo incomoda, o sol constante pode causar queimaduras, as moscas atacam e os exercícios podem causar desgaste excessivo. Por isso, as dicas mais importantes para esse momento são bom senso e atenção.

Por exemplo: todos sabemos que a hidratação é muito importante nos dias quentes. Um cavalo adulto pode tomar cerca de 50 litros de água para se manter hidratado durante os dias de calor. Para garantir que não falte água, é essencial fornecer mais de uma fonte que seja limpa e fresca.

Da mesma forma, é preciso cuidar para que a exposição ao sol não seja excessiva. Sombras tanto de árvores quanto de construções são bem-vindas, assim como uma limitação no tempo em que ele passa  ao ar livre. Outros cuidados incluem:

  • Exercícios apenas nas horas de calor mais ameno, como no início da manhã ou no final da tarde;
  • Preste atenção no comportamento do animal. Se houver alguma mudança, como diminuição na energia ou no interesse, entre em contato com seu veterinário;
  • Cavalos absorvem umidade pela pele, por isso usar uma mangueira ou algum sistema de spray para refrescá-los também é uma boa ideia;
  • Cavalos brancos ou com manchas brancas são mais propensos a queimaduras, então é importante prestar atenção para impedir que isso aconteça, mantendo-os fora do sol sempre que possível. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Veja Também

Solicitar pelo WhatsApp