Saiba mais sobre a anatomia dos equinos no material especial que a Organnact preparou para você!
Você sabia que, assim como nós humanos, os cavalos possuem 3 tipos distintos de fibras musculares? De acordo com o tipo de atividade física realizada, as fibras musculares podem se diferenciar quanto a sua estrutura e quantidade.
Saiba mais a seguir no material que a Organnact preparou para você!
As fibras que compõem os músculos são divididas em dois grupos distintos. O primeiro, conhecido como tipo I possui fibras ricas em mitocôndrias, por esse motivo são importantes para atividades físicas que exigem resistência. Nelas a contração ocorre lentamente, e com isso, ocorre o atraso da fadiga muscular, facilitando provas com foco aeróbico.
O segundo grupo é caracterizado pela rápida contração das fibras e pode ser dividido em duas categorias: a primeira engloba as fibras do tipo IIA, as quais podem ser consideradas mistas, pois atuam tanto nos exercícios aeróbicos quanto nos anaeróbicos, permitindo um ótimo rendimento energético e manutenção da velocidade.
Diferentemente das fibras IIA, a categoria das fibras IIB é especialmente focada em exercícios anaeróbicos, quando acionadas são rapidamente contraídas, e resultam em um rendimento energético reduzido, o que as torna ideais para provas de força e sprints curtos.