Blog Equino

voltar
03.05.2021 | Mundo Equino

Conheça os 3 tipos de musculatura dos cavalos

Saiba mais sobre a anatomia dos equinos no material especial que a Organnact preparou para você! 

Você sabia que, assim como nós humanos, os cavalos possuem 3 tipos distintos de fibras musculares? De acordo com o tipo de atividade física realizada, as fibras musculares podem se diferenciar quanto a sua estrutura e quantidade. 

Saiba mais a seguir no material que a Organnact preparou para você! 

Grupo tipo I 

As fibras que compõem os músculos são divididas em dois grupos distintos. O primeiro, conhecido como tipo I possui fibras ricas em mitocôndrias, por esse motivo são importantes para atividades físicas que exigem resistência. Nelas a contração ocorre lentamente, e com isso, ocorre o atraso da fadiga muscular, facilitando provas com foco aeróbico. 

Grupo tipo IIA e IIB 

O segundo grupo é caracterizado pela rápida contração das fibras e pode ser dividido em duas categorias: a primeira engloba as fibras do tipo IIA, as quais podem ser consideradas mistas, pois atuam tanto nos exercícios aeróbicos quanto nos anaeróbicos, permitindo um ótimo rendimento energético e manutenção da velocidade. 

Diferentemente das fibras IIA, a categoria das fibras IIB é especialmente focada em exercícios anaeróbicos, quando acionadas são rapidamente contraídas, e resultam em um rendimento energético reduzido, o que as torna ideais para provas de força e sprints curtos. 

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp