Blog Equino

voltar
09.04.2021 | Dicas

Conheça a importância da saúde bucal em equinos 

Saiba como manter a saúde bucal dos cavalos no material a seguir! 

A manutenção e o cuidado com a higiene bucal de animais é um tema que vem ganhando cada vez mais força no universo equi. Com a compreensão clara de que diversas doenças estão diretamente ligadas a problemas com a saúde bucal dos cavalos, é necessária a atenção constante aos cuidados odontológicos desses animais. 

Saiba mais sobre o assunto no material que a Organnact preparou a seguir. 

Motivos para cuidar da saúde bucal dos cavalos 

Um acompanhamento odontológico regular é de suma importância para a saúde e bem-estar do seu cavalo. Um dos motivos para esse cuidado é manter a boa nutrição animal. Por exemplo, como os equinos passam cerca de ¾ do dia se alimentando, quando ocorrem problemas na boca ou nos dentes, o alimento pode chegar ao estômago sem estar devidamente triturado, causando problemas digestivos que influenciam diretamente o seu desenvolvimento. 

O bom desempenho em competições também está relacionado à saúde bucal, uma vez que problemas como dor nos dentes ou nas mandíbulas podem diminuir a disposição dos animais e causar a perda de peso e porte. 

Sinais de alerta 

Alguns indicativos de que o cavalo precisa de cuidados odontológicos, são: 

  • Excesso de salivação; 
  • Dificuldade para mastigar; 
  • Perda de peso; 
  • Fezes com a presença de alimentos mal digeridos; 
  • Reação negativa aos comandos pela embocadura; 
  • Sensibilidade na área da boca e bochechas. 

Cuidando da saúde bucal dos cavalos 

Existem maneiras eficazes de garantir uma melhor saúde bucal para os equinos, uma das principais é o acompanhamento odontológico regular com profissionais especializados na área. Cuidados com a alimentação também são fundamentais, entre eles o oferecimento de uma dieta balanceada e a redução do açúcar, muitas vezes presente em petiscos.  

Preste atenção também no uso do freio durante os treinamentos. A utilização incorreta do instrumento pode causar rachaduras nos dentes. 

Conheça o Dentalfix 

O Dentalfix é uma solução bucal da Organnact composta por extratos de plantas indicadas para limpeza da cavidade oral de equinos. Sua formulação não irritante é especialmente indicada para fazer a limpeza periódica da área removendo sujidades, além de ter uma ação emoliente e de melhora do hálito. 

Gostou de saber mais sobre a importância da saúde bucal em equinos? Então continue acompanhando o blog da Organnact e confira mais materiais com este!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp