< voltar
23.09.2021 | Mundo Equino

Conheça 4 plantas venenosas para o seu cavalo

Confira alguns cuidados com o seu equino durante a primavera

Cavalo correndo em campo com flores

A primavera está chegando… Em 22 de setembro, o Brasil entrará na estação das flores. Nessa época tão florida, é muito importante ficar atento às plantas que os nossos animais entram em contato, porque elas podem ser tóxicas e fazer muito mal aos bichos. Confira abaixo 4 plantas venenosas para o seu cavalo:

Flor das almas

Flor das almas

Também conhecida como Maria-mole, a flor Senecio brasiliensis possui substâncias que causam danos irreversíveis ao fígado dos animais. Apesar de existir uma alta taxa de intoxicação entre os bovinos, os equinos também estão entre as espécies mais suscetíveis à intoxicação por essa planta, que pode levar à morte. 

Nos cavalos, os sintomas da intoxicação podem aparecer dias e até meses depois de terem ingerido a flor. A ingestão pode causar anorexia, emagrecimento, icterícia e até distúrbios neurológicos.

Samambaia

Samambaia

Cientificamente conhecidas como Pteridium aquilinum, as samambaias são altamente tóxicas para equinos, bovinos, ovinos, entre outros animais. A planta contém uma substância chamada ptaquilosídeo, que possui efeitos cancerígenos. Estudos afirmam que, nos equinos, foram verificados sintomas como convulsões e até a morte, por conta de lesões cerebrais causadas pela ingestão da planta.

Mio-mio

Mio-Mio

Foto: UFPR

A Baccharis coridifolia, popularmente conhecida como mio-mio, é extremamente perigosa para o seu cavalo, podendo levar à morte em até 48 horas após o início dos sintomas. A planta é mais tóxica quando possui flores, e alguns dos sintomas da intoxicação são febre, taquicardia e cólicas.

Leia também: 5 detalhes que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos cavalos

Cafezinho

Cafézinho - plantas venenosas para o seu cavalo

Foto: Mauricio Mercadante

A planta “cafezinho”, também conhecida como “erva-de-rato”, possui nome científico Palicourea marcgravi. Essa planta possui substâncias que bloqueiam o Ciclo de Krebs – responsável por produzir energia para as células. Quando ingerida, pode acumular lactato e citrato nos tecidos, o que pode causar gemidos, tremores, agitação e cólica nos equinos.  Entre 10 a 48 horas da ingestão, os cavalos também podem apresentar convulsões e ir a óbito. 

Essas são algumas das plantas que são altamente tóxicas para o seu cavalo. Por isso, fique sempre atento ao pasto e de olho nas plantas que o seu cavalo ingere e tem contato, especialmente no período da primavera.

Para mais dicas e informações importantes para o dia a dia com o seu equino, acesse o blog Mundo Equino.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também