Blog Equino

voltar
07.09.2020 | Dicas

Como diminuir os riscos de lesão no cavalo atleta?

Diversas técnicas e produtos ajudam a evitar problemas após as provas. Veja mais detalhes

Independentemente da prova ou do esporte, cavalos atletas fazem um esforço muito grande para executar o que se espera deles. Força, velocidade, explosão, tudo isso exige um preparo físico enorme. Assim como atletas humanos, os cavalos precisam de preparação pré e recuperação pós-prova para evitar lesões e terem um desempenho satisfatório.

É possível evitar lesões?

Porém, mesmo quando todo o preparo e a recuperação são feitos como manda o manual, lesões podem ocorrer e prejudicar o futuro do animal nas competições. Mas será que dá para fazer alguma coisa a mais para evitar problemas?

Além dos cuidados mais comuns, como massagens, duchas e resfriamento, algumas técnicas mais modernas são usadas para a recuperação dos cavalos após as provas. Entre ela, por exemplo,é possível citar o Campo Eletromagnético Pulsátil, que melhora a circulação e a liberação de hormônios, e a Drenagem Linfática, que diminui as inflamações causadas pelos movimentos.

Suplementação

Da mesma forma, a suplementação pode ser uma aliada na hora da recuperação muscular dos cavalos. Um bom exemplo são os Aminoácidos de Cadeia Ramificada, conhecidos como BCAA’s. Além de agirem no ganho da massa muscular, estes aminoácidos também atuam na recuperação do músculo.

Quando são muito exigidos, os músculos animais podem sofrer danos, passando por um processo de catabolismo – uma decomposição das moléculas do músculo. Os aminoácidos não só previnem esse problema como podem revertê-lo, diminuindo os riscos para o animal.

Independentemente do método e das técnicas utilizadas, os cuidados com o cavalo atleta devem ser constantes, antes, durante e depois das provas. Só assim é possível garantir o desempenho e a saúde do animal.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp