Blog Equino

voltar
14.11.2020 | Dicas

Como a luz do sol pode ajudar na reprodução dos cavalos?

Luz solar tem influência sobre hormônios envolvidos na reprodução equina. Entenda como esse processo acontece

Há muito tempo, os especialistas sabem que os fatores ambientais influenciam na reprodução dos cavalos. Um dos mais importantes entre esses fatores está a luz natural do sol. Assim como impacta no nosso organismo e nossos ciclos internos, a luz solar interfere também no corpo dos cavalos, em especial nos hormônios e no sistema reprodutivo.

De certa forma, a luz do sol sinaliza para a égua quando é tempo de reproduzir, o que normalmente ocorre entre a primavera e o verão. Porém, muitas vezes alguns criadores querem adiantar esse período, fazendo uso de luz artificial.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Gante, na Bélgica, por exemplo, descobriu que a luz solar não só ajuda a adiantar o período de reprodução como também estimula a resposta à luz artificial. 

“Os resultados deste estudo sugerem que a exposição a mais luz solar antecipa o início da estação de reprodução. Este efeito é provavelmente mediado pelo efeito biológico da luz azul de comprimento de onda curto e seu impacto na supressão da melatonina e nos ritmos biológicos. Sugerimos que a exposição maior e direta ao componente de luz azul da luz do dia melhora a resposta ao fotoperíodo artificial”, descrevem os pesquisadores.

Suplementação alimentar também contribui para a reprodução

A melatonina é um hormônio produzido durante os períodos noturnos ou de escuridão que suprime a produção de outros hormônios envolvidos na reprodução. Ao suprimir a melatonina, os criadores podem adiantar os períodos de reprodução, e isso funciona melhor quando essa luz é natural.

Além de fatores ambientais, como a luz solar, outros cuidados podem ser tomados para garantir uma reprodução dentro do esperado, entre eles a suplementação alimentar. Através dela, os cavalos recebem todos os nutrientes necessários para passarem por esse período tão importante da vida da maneira mais segura, eficaz e saudável possível.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp