Blog Equino

voltar
08.04.2021 | Mundo Equino

Afinal, o que é conceito de proteína ideal?

O grande desafio da nutrição animal consiste em fornecer uma dieta que contemple a proporção adequada de nutrientes, gerando benefícios econômicos, ambientais e à saúde do animal. Com os aminoácidos e consequentemente a proteína, isto não é diferente! Devemos entender o que é indispensável aos cavalos, fornecendo uma dieta equilibrada.

Os aminoácidos são partículas que constituem as proteínas. Já as proteínas são nutrientes fundamentais ao organismo, dentre suas inúmeras funções a mais conhecida é a construção de tecido muscular. Por isso, para compreensão do Conceito de Proteína Ideal, devemos reconhecer que os requisitos de aminoácidos na dieta dos cavalos se baseiam em uma proporção balanceada, onde o acúmulo e as perdas destes nutrientes devem ocorrer com a mesma velocidade.

Algumas perdas ocorrem através do pelo, pele e suor e são difíceis de contabilizar, por isso ao formular uma dieta é necessário considerar esta compensação. No entanto, o excesso de aminoácidos que não são utilizados pelo organismo não são armazenados, mas sim excretados em forma de compostos nitrogenados, ou seja, são eliminados. 

Para que ocorra a síntese e quebra de proteínas, bem como a excreção do que não for aproveitado, há consumo de energia. Em consequência disso, podemos concluir que uma ingestão baixa de energia ou excessiva de proteína, resulta em ineficiência da produção animal, onde a dieta se torna ineficaz.

Avaliando o metabolismo dos aminoácidos, sabemos que nem todos serão metabolizados ou excretados nas mesmas proporções que são ingeridos. O que se torna mais importante, no caso de animais que praticam atividades físicas intensas, onde o “consumo” ou “gasto” de aminoácidos pode ser superior a síntese de proteína.

Visando entender a necessidade deste equilíbrio na dieta dos cavalos, a Organnact possui em sua linha produtos formulados com o Conceito de Proteína Ideal, que nada mais é que fornecer a proporção adequada de aminoácidos aos animais, sem excessos ou deficiência, afim de otimizar síntese de proteínas, e consequentemente a construção muscular. 

O Conceito de Proteína Ideal é muito estudado atualmente no mundo científico, mas surgiu há muitos anos na nutrição de animais de produção, como aves e suínos. Sabendo dos benefícios, e com pioneirismo e inovação, a Organnact aplicou em outras espécies, como em pets e cavalos, muito antes de todos. O que se tornou um grande passo para o sucesso através de resultados comprovados. 

Conheça nossos produtos Organnact que possuem o Conceito de Proteína Ideal!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp