Blog Equino

voltar
28.09.2020 | Mundo Equino

Proteína ideal para equinos: equilíbrio é a chave para os melhores resultados

Fazer a suplementação com aminoácidos limitantes e não limitantes ajuda na recuperação muscular dos animais e traz outros benefícios

O corpo dos cavalos é uma máquina complexa que deve ser abastecida com muita atenção e cuidado. Uma dieta equilibrada depende de diversos fatores, sendo essencial que a quantidade de aminoácidos fornecidos seja suficiente para manter o funcionamento normal do organismo, e além disso, gerar o menor prejuízo econômico e ambiental possível.

Os aminoácidos são responsáveis pela síntese de proteínas. Alguns deles são chamados de limitantes – recebem esse nome por serem considerados indispensáveis, ou seja, mesmo que todos os outros estejam em quantidades adequadas, sem estes aminoácidos a síntese proteica pode não ocorrer.

Equilíbrio proteico

É preciso manter um equilíbrio entre a ingestão e a eliminação de aminoácidos, pois quando não são consideradas determinadas perdas, pode ocorrer a produção insuficiente de proteínas. Da mesma forma, o consumo exacerbado leva à catabolização de substâncias e a quebra de proteínas em excesso, implicando em gasto de energia pelo organismo, o que gera um desequilíbrio energético. 

Portanto, o alto consumo proteico, além de não resultar em maior ganho de peso, traz consequências como aumento da ingestão de água, excreção de nitrogênio e aumento no volume de urina.

Proteína ideal

Segundo o conceito de proteína ideal, a suplementação de aminoácidos deve ser ainda mais enfatizada para os animais atletas do que a própria proteína bruta, e tem o objetivo de suprir a demanda para garantir uma adequada produção proteica.

A suplementação de alguns aminoácidos limitantes, como a lisina e a treonina, apresenta diversos efeitos benéficos durante o crescimento dos animais. Entretanto, em casos de cavalos submetidos a exercícios intensos, que possuem altas demandas nutricionais e perdem rapidamente suas reservas, até mesmo os aminoácidos não limitantes, como a glutamina, trazem um suporte durante e após as atividades, auxiliando na recuperação muscular.

Você sabia que a Organnact oferece suplementos dentro do conceito de proteína ideal? Nós trabalhamos com esse conceito porque sabemos o quão importante é para o bem-estar e desempenho dos animais.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp