Blog Equino

voltar
14.01.2021 | Mundo Equino

Entenda os sinais que os cavalos enviam pelas orelhas

Muitas vezes, os cavalos falam com as orelhas. Veja a importância de interpretar esses sinais para compreender o animal

A linguagem corporal é muito importante ao lidar com cavalos. Eles passam diversos sinais com o corpo para indicar se tudo está bem ou não, e as orelhas são parte fundamental desse sistema de comunicação: através delas é possível identificar interesse, atenção e entendimento de instruções, bem como estresse e outros sentimentos negativos também.

Confira algumas dicas de como interpretar os sinais que eles passam pelas orelhas:

Orelhas para trás

Normalmente, isso significa que um cavalo está zangado e ameaçando outro cavalo. Outros sinais mostram esse estado: o branco dos olhos pode ficar visível e os dentes geralmente ficam à mostra. Quando as orelhas de um cavalo estão para trás, também pode significar que ele está se concentrando. Durante as competições, o mais comum é ver as orelhas dos cavalos para trás..

Uma ou duas orelhas ligeiramente para trás

Isso quer dizer que o cavalo está ouvindo algo atrás dele. Se o cavalo está sendo montado, significa que o cavalo está prestando atenção e ouvindo o cavaleiro.

Orelhas para a frente

Se as orelhas estão voltadas para a frente e o cavalo está atento, isso significa que ele está ouvindo e curioso com algo. Se as orelhas estão inclinadas para a frente e rígidas e as narinas dilatadas, significa que o cavalo está com medo ou realmente interessado em algo.

Atenção ao contexto

Além disso, há alguns sinais mais sutis que devem ser avaliados de acordo com o contexto. Por exemplo, caso as orelhas do cavalo se contorçam para trás após algum movimento, como pressionar o cavalo com as pernas, ele provavelmente não gostou daquilo e é recomendável procurar uma nova abordagem, dando um leve toque com os calcanhares em vez de apertar a panturrilha.

Orelhas se contorcendo para frente e para trás muitas vezes significa que ele não está entendendo, um bom sinal para você desacelerar ou simplificar suas instruções. As orelhas um pouco moles indicam relaxamento e prazer.

Apesar desses padrões, é importante lembrar que nem todo sinal significa a mesma coisa para todos os cavalos. É preciso sempre prestar atenção e estudar o comportamento do seu cavalo e ler os sinais de acordo com a personalidade do animal.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp