Blog PET

< voltar
10.12.2020 | Mundo Pet

Por que os cachorros lambem as patas?

Você já deve ter reparado: quando eles estão sentados no chão, os cachorros muitas vezes começam a lamber as patas. Esse é um comportamento bastante comum, mas pode ser um sinal de que eles estão incomodados com algo. 

Lamber ou morder as patas pode ter diversas razões diferentes, por isso é muito importante consultar seu veterinário para entender o que está acontecendo com o seu melhor amigo e evitar surpresas desagradáveis.

Abaixo, você confere quais são algumas das principais razões pelas quais os cães podem lamber as próprias patas:

Alergias

Uma das principais causas para esse comportamento são as alergias. O cão pode ter entrado em contato com algum parasita que esteja causando uma coceira nas patas ou algo assim. Ao lamber a pata, ele pode estar buscando um alívio momentâneo. Um veterinário poderá dizer com certeza se é esse o problema e qual é o tratamento recomendado.

Dor

Caso o problema não seja esse, o alívio que ele busca ao lamber as patas pode estar relacionado à dor. As patas podem estar doendo por alguma razão, como passear num solo quente demais ou cheio de pedras, por exemplo  É importante ficar de olho nos sinais corporais do animal e também no caminho que você o leva para passear no dia a dia para perceber se há algo incomodando ele.

Tédio ou estresse

Outra possibilidade é que não seja nada relacionado ao corpo do animal, mas sim à sua mente e aos seus sentimentos. O tédio e o estresse, por exemplo, podem fazer com que seu cão lamba e morda as patas, em sinal de frustração, e isso pode se tornar um hábito.

Se ele está mordendo ou lambendo as patas sem motivo aparente, pode ser que a falta de algo interessante para fazer esteja causando isso. Nesse caso, uma boa forma de evitar esse hábito é fazer com que ele se exercite e brinque bastante.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também