Blog Equino

voltar
23.11.2020 | Dicas

Por que cavalos usam ferradura?

Os cavalos são animais especiais para nós, seres humanos. Além de bons companheiros, eles nos ajudam em diversos tipos de trabalhos, além de serem nossos aliados em várias modalidades esportivas, como aquelas em que o Time Organnact se destaca. Para que eles desenvolvam estas atividades, devemos tomar todos os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar deles. A ferradura é um desses cuidados. Quer saber qual é a finalidade desse acessório e como ele ajuda os cavalos? Confira:

Proteção para o casco

No começo da relação entre homens e cavalos, os animais andavam com as patas desprotegidas, sem ferraduras. Isso desgastava muito os cascos do cavalo, provocando desconforto, pois ele mantém o apoio no solo sobre estruturas anatômicas equivalentes aos nossos dedos.

Ou seja, o casco nada mais é do que uma espécie de unha muito grossa que recobre os dedos dos cavalos. Portanto, quando andam muito, correm ou carregam alguma carga, acabam colocando muito peso sobre o casco.

Sem nenhuma proteção, o casco acaba se desgastando muito, impedindo o cavalo de ser utilizado para atividades de trabalho, esporte ou lazer por muito tempo.  Somente por volta do século X a ferradura foi inventada, inicialmente feita de grama trançada. Ao longo do tempo, ela passou a ser confeccionada em couro e, posteriormente, se tornou o objeto de metal que conhecemos hoje.

Então, a ferradura é uma proteção colocada no casco para evitar desgaste. Como é pregada em uma parte do tecido já morta semelhante às nossas unhas, o animal não sente dor durante a sua colocação. Porém, é preciso tomar os cuidados necessários para colocar a ferradura da maneira correta para evitar qualquer tipo de sofrimento.

Além de evitar o desgaste do casco, a ferradura também oferece outros benefícios: aumenta a tração das patas, evita e corrige possíveis defeitos de formação e ainda ajuda a regular a marcha.

.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp