Blog Equino

voltar
09.07.2020 | Mundo Equino

Relaxamento pós-prova: os segredos do cavalo vencedor

Tão importantes quanto o preparo antes da competição, os cuidados pós-prova devem ser feitos com cuidado e atenção

O preparo do cavalo atleta antes das provas é fundamental e deve ser iniciado muito antes das competições. Porém, é comum esquecermos que o animal deve ter também uma recuperação bem planejada. Isso evita possíveis lesões, diminui o estresse e garante que o animal receba sua recompensa após uma longa jornada de exercícios.

Veja abaixo algumas das principais indicações para o relaxamento pós-prova do seu cavalo:

Ducha

Um dos métodos já bem conhecidos pelo universo equestre é “duchar” o animal logo após a prova. Essa técnica promove não só a remoção de sujidades e suor, mas o resfriamento dos tecidos, aliviando a dor, diminuindo a excitação e, assim, reduzindo a frequência cardíaca, relaxando o cavalo.

Massagem

A massagem após as provas também é uma boa maneira de otimizar a recuperação, mas nem sempre é possível ser acompanhada de um profissional veterinário fisioterapeuta. Portanto, esta ação deve buscar apenas remover as tensões e dores, melhorar o fluxo sanguíneo no local e, com isso, liberar hormônios que promovam o bem-estar do cavalo atleta.

Ligas de descanso

As ligas de descanso também são uma boa ideia, podendo servir como ferramentas de estabilização de tendões para evitar lesões durante o transporte. Porém, muito mais do que isso, elas podem ser utilizadas como bandagem após as competições equestres, dando conforto, protegendo e mantendo as estruturas aquecidas, o que evita inchaços e melhora a circulação local.

Outros produtos

É importante mencionar que existem diversos produtos que podem ser utilizados para melhorar o manejo quando necessário, pois nem sempre haverá tempo para massagens e duchas, ou, em alguns casos, as ligas podem não estar disponíveis.

Existem pomadas, géis, sprays e pastas que caem como uma luva e servem como facilitadores nestas horas. Com uma grande variedade de componentes, a maioria deles visa reduzir os efeitos da inflamação, como dor, inchaço e calor. O mecanismo é muito simples: com a redução da temperatura local, se diminui todo impacto destes sinais.

O resfriamento dos tecidos é gerado através de componentes como o mentol e a cânfora, agilizando o processo de recuperação e promovendo o relaxamento de áreas de grande tensão.

Com essas simples dicas, você já consegue planejar a recuperação do seu companheiro para as próximas provas. Além de melhorar a saúde, vai garantir um momento de carinho com o cavalo. Afinal, cuidar dele é fundamental para grandes resultados. Caso precise de orientação profissional para melhorar o desempenho do seu cavalo, entre em contato com a gente!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp