Blog PET

< voltar
13.04.2022 | Cuidados

Entenda tudo sobre gravidez psicológica em cadelas

gravidez psicológica em cadelas

Uma condição que afeta as cadelas, principalmente aquelas que não foram castradas, a gravidez psicológica pode ser muito desconfortável. Entenda mais sobre. 

Geralmente, a gravidez psicológica ocorre quando o corpo da cadela age como se ela estivesse grávida, a ponto de produzir leite, mas na verdade não produz um filhote em seu ventre. 

O que é a gravidez psicológica em cadelas? 

A gravidez psicológica é uma condição fisiológica na qual a fêmea canina não gestante desenvolve comportamentos maternais e sinais físicos de prenhez entre a 6ª e 14ª semana após a fase de cio.  

Geralmente, a cadela desenvolve a afecção no diestro, período no qual ela recusa o macho e secreta altos níveis de progesterona pelo corpo lúteo presente nos ovários. 

Principais sinais 

Os sinais desta síndrome incluem:  

  • Aumento das glândulas mamárias, com ou sem produção de leite;
  • Alterações comportamentais como preparação de “ninho” para o local do parto; 
  • Cuidados com objetos inanimados ou filhotes de outras fêmeas; 
  • Lambedura do abdômen; 
  • Agressividade; 
  • Depressão;
  • Fome excessiva; 
  • Ingestão exagerada de alimentos e/ou anorexia. 

Apesar de não estarem claros todos os fatores que desencadeiam a gravidez psicológica em fêmeas, alguns especialistas afirmam que esse problema é consequência de alterações e desequilíbrios hormonais ao longo do ciclo estral, principalmente nas concentrações de prolactina (hormônio que atua na produção de leite) e progesterona (responsável pela manutenção da gestação). 

Porém, existem outros fatores que podem predispor o desenvolvimento da gravidez psicológica, tais como: tratamento com hormônios, principalmente progestágenos, tratamento com prostaglandina e após a realização de ovariosalpingohisterectomia (técnica cirúrgica realizada com o intuito de evitar a reprodução de fêmeas) durante o período de diestro. 

Diagnóstico da gravidez psicológica

O diagnóstico é baseado nos sinais apresentados pela fêmea e no histórico relatado pelo tutor.  

Por isso, esteja sempre atento aos comportamentos apresentados pelo seu pet, em caso de suspeita de gravidez psicológica, procure um médico-veterinário.  

As alterações hormonais que ocorrem durante a síndrome podem evoluir para doenças graves nas mamas e no útero, portanto, o tratamento e supervisão são fundamentais para proteger a saúde da cadela. 

Alguns especialistas acreditam que a forma mais efetiva de prevenir a gravidez psicológica em fêmeas é através da castração, pois evita-se que elas entrem no cio e sofram com as alterações hormonais que ocorrem durante as fases do ciclo estral. 

O que achou do assunto? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o mundo pet!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também