< voltar
24.02.2022 | Mundo Equino

Altas temperaturas e a bicheira: qual a relação? 

Problema comum para quem cuida de cavalos, a bicheira pode apresentar uma piora durante os períodos mais quentes 

No verão, precisamos redobrar os cuidados com a nossa saúde e também dos animais. No caso dos cavalos, um problema específico merece atenção: a bicheira. Qual a relação dessa doença com as altas temperaturas? Confira! 

O que é a bicheira? 

A bicheira, ou miíase, é uma infecção parasitária causada por larvas de insetos. A principal espécie causadora é a Cochliomyia hominivorax, que deposita seus ovos nos ferimentos surgidos recentemente no tecido de bovinos, ovinos, equinos, caprinos, entre outros. As larvas eclodem nas primeiras 24h e penetram na ferida. Com isso, se alimentam de tecido muscular, aumentando o tamanho da ferida. 

Bicheira e altas temperaturas 

A mosca da bicheira é mais abundante durante os meses de verão, devido às características de temperatura e umidade do período que oferecem condições ótimas para a ocorrência do ciclo de vida do parasita. Por isso, a bicheira acomete os animais, principalmente, nas regiões tropicais e subtropicais que apresentam condições de clima quente e úmido. 

Como detectar e prevenir a bicheira 

A bicheira é fácil de ser detectada: um animal com miíase apresentará uma ferida aberta na pele, com presença de larvas, sangramento e mau cheiro. O controle exige atenção dos criadores, afinal, qualquer ferida é foco de atração para as moscas realizarem ovoposição.  

A melhor maneira de prevenir a miíase é tratar corretamente os ferimentos, para evitar o surgimento de problemas mais graves. Também é essencial manter os cuidados no pós-cirúrgico dos animais, realizando curativos com frequência, mantendo o local limpo e livre de larvas.  

Se, mesmo com os cuidados, o animal apresentar bicheira, é importante lavar a região com água, sabão neutro, aplicar iodo povidine e garantir que ele receba atendimento veterinário para a remoção e eliminação dos focos de infecção.  

O Organnact Prata é um spray indicado para profilaxia e tratamento de bicheiras, causadas por larvas de mosca Cochliomyia hominivorax em bovinos, ovinos, equinos e outras espécies susceptíveis. 

Conheça mais sobre a Organnact no nosso site! 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também