Blog PET

< voltar
29.11.2021 | Dicas

5 passos para a adoção responsável

Saiba se você está preparado para adotar um animalzinho

Adotar é um gesto de amor. Quando adotamos, ganhamos um melhor amigo para a vida  toda ou por boa parte dela! Mas quando falamos de adoção de pets, também precisamos falar sobre responsabilidade: a vida de um bichinho não é brincadeira, e precisamos nos preparar para dar muito amor e carinho para o novo membro e garantir que ele tenha uma boa qualidade de vida, com segurança e saúde.

Por isso, a Organnact separou cinco passos que vão te ajudar a saber se você está pronto para adotar um bichinho de forma responsável. Confira:

1. Disposição para cuidar da saúde do seu pet

Gatos e cachorros, assim como seres humanos, precisam cuidar da saúde. Além da vacinação e da castração – que são fundamentais para os bichinhos, idas periódicas ao veterinário e possíveis emergências podem demandar tempo e dinheiro.

Por isso, é sempre importante reservar um valor mensal para os gastos com o seu bichinho, para que ele permaneça sempre bem cuidado e com boas condições de saúde e higiene.

2. Exercício físico é fundamental

Os pets demandam muita atenção e precisam de um “pai” ou uma “mãe” que estejam dispostos a brincar, dar carinho e realizar exercícios físicos. Uma caminhada diária já é suficiente para que o seu pet se exercite (e mexa o esqueleto). Os exercícios e brincadeiras, além de diminuírem o estresse, evitam doenças como a obesidade. Na hora de adotar, certifique-se que você poderá dispor de um tempo dedicado às atividades do seu novo melhor amigo.

3. Conhecer o pet, sua espécie e especificidades

Na hora de adotar, procure saber mais sobre o pet, a espécie e, no caso de cachorros adultos, um pouco da história, histórico e hábitos do bichinho. Isso facilitará na hora da adaptação no novo lar e te ajudará a proporcionar mais conforto para o seu amigo.

4. Preparar o ambiente

Preparar a casa para o seu novo melhor amigo é um ato de amor. Garantir caminha, cobertor, brinquedos e um local limpo e apropriado para realizar as refeições e as necessidades físicas, é a melhor forma de proporcionar mais acolhimento e conforto para o novo membro da família.

5. Entender que um bichinho é uma responsabilidade para toda a vida

Bichinhos de estimação precisam ser encarados com a responsabilidade que trazem. Não devemos tratar os animaizinhos como descartáveis e nem esquecer que, agora, eles são parte da sua família, e que se tornaram uma responsabilidade por toda a vida. Ter isso em mente é um dos passos decisivos na hora de adotar. Não esqueça!

E se você não quer ou não pode adotar um bichinho, mas quer saber como ajudar os animaizinhos que estão em situação de abandono ou vulnerabilidade, conheça a Ciranda de Carinho – um projeto de Organnact que doa suplementos para ONGs e cuidadores de animais. Clique para saber mais!

E não deixe de acessar o blog da Organnact e conferir mais conteúdos incríveis sobre o Mundo Pet.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também