< voltar
18.10.2021 | Mundo Equino

Quais as doenças mais comuns nos cascos dos cavalos?

Conheça os problemas mais recorrentes nos cascos dos cavalos

Veterinária cuidando do casco do cavalo

Apesar de serem bastante resistentes, os cascos dos cavalos são áreas sensíveis e que podem gerar diversas complicações se não observados e bem cuidados. Por isso, a Organnact separou algumas das doenças mais comuns que acometem o casco dos equinos. Conheça:

1. Laminite

A laminite, também chamada de “aguamento”, é uma inflamação nas lâminas que fixam o casco no osso do equino. Se for identificada de forma tardia, essa doença pode comprometer a locomoção do seu cavalo. Por isso, é de extrema importância ficar atento aos sintomas: alteração da postura, emagrecimento, aumento da temperatura do casco, claudicação (cavalo mancando), tremores, aumento da frequência cardíaca, entre outros.

A laminite é uma doença de causa multifatorial, sendo os distúrbios metabólicos uma das principais causas. A partir disso desencadeia-se uma cascata de alterações, resultando em menor irrigação sanguínea nos vasos próximos das estruturas do casco, ocasionando inflamação. Além disso, existem diversos outros motivos que podem levar a essa doença, como alimentação com excesso de carboidratos, excesso de apoio em um único membro, atividade física em solos muito duros, entre outros.

2. Abscessos

Os abscessos são os motivos mais comuns de claudicação nos cavalos e podem acontecer por perfurações (por objetos como pregos, por exemplo), pela colocação inadequada da ferradura ou até por conta da umidade e falta de limpeza nos terrenos e solos.

Os principais sintomas dos abscessos são a dor (cavalo evita apoiar-se no membro), inchaço na região e pus. O diagnóstico, bem como o tratamento, deve ser feito por um médico veterinário.

3. Rachadura

A rachadura no casco do cavalo é algo bastante comum, mas que pode gerar diversos desconfortos para o seu equino. Entre as causas mais comuns da rachadura, encontram-se as atividades frequentes em solos inapropriados ou muito duros e a ferradura mal colocada. O processo de recuperação pode ser um pouco demorado e deve ser recomendado por um médico veterinário.

Se você gostou de saber mais sobre as principais doenças que podem atingir o seu cavalo e quer ficar por dentro de mais informações sobre o tema, acesse o blog Mundo Equino.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também