Blog PET

< voltar
01.10.2020 | Mundo Pet

Cuidados com a pele são fundamentais para a saúde dos animais

A pele é a primeira barreira contra doenças e problemas de saúde. Veja a importância do cuidado com o maior órgão do corpo para a saúde de qualquer animal

A pele é o maior órgão do corpo. Por isso, tem grande importância para a proteção do organismo contra agressões químicas, físicas e biológicas, às quais os animais estão constantemente expostos. 

Além dessa função protetora, a pele também é responsável por impedir a perda de água e de eletrólitos, pela produção de estruturas externas, como pelos e unhas, liberação de secreções por meio das glândulas, termorregulação e percepção das condições ambientais.

Por esses motivos, manter a integridade da pele garante, além da defesa, que ela seja o reflexo de sinais clínicos dos processos internos que estão ocorrendo, funcionando como um espelho do corpo.

Cuidados com a pele dos animais

Quando ocorre o rompimento ou lesão dessa barreira, inicia-se o processo de cicatrização, que estimula uma cascata de eventos que interagem entre si com o objetivo de reconstituir o tecido. Para garantir que estes ocorram de forma rápida e adequada, consideram-se alguns fatores que influenciam nesse processo, como a localização da ferida e a limpeza e proteção do local, impedindo que o animal lamba ou coce a lesão.

Alguns fitoterápicos encontrados em produtos destinados à limpeza de feridas possuem propriedades benéficas no processo de cicatrização. Entre eles, destacam-se dois:

Aloe Vera: Além do efeito antibacteriano e antifúngico, seu uso tópico proporciona cicatrização de feridas superficiais da pele e redução da dor. O glucomanano é um dos principais compostos responsáveis pela ação curativa da planta, pois age na proliferação de fibroblastos e de colágeno, resultando na rápida cicatrização.

Óleo de amêndoas: É indicado para combater as infecções de pele devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Além disso, possui componentes como vitaminas, ácido fólico e arginina, que proporcionam uma maior hidratação do local e auxiliam na cicatrização. Destaca-se também a vitamina E, com seu efeito anti-inflamatório e calmante da pele.

Cuidar com carinho da pele é essencial para uma vida saudável!

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também